Redatora focada na produção de conteúdos sobre alimentação, beleza e família.
O shitake é um cogumelo originário da Ásia, que contém propriedades nutricionais excelentes para a saúde. Além de melhorar a imunidade, ele é rico em aminoácidos essenciais que ajudam no bom funcionamento do organismo e do sistema digestivo.
Ele também é um dos ingredientes mais requisitados na culinária japonesa devido às suas propriedades antimicrobianas e antioxidantes, associadas por cientistas a uma vida mais longa e saudável. Portanto, confira a seguir uma seleção de receitas com shitake para desfrutar de todos os seus benefícios:
Saiba mais: Lavar ou não lavar: como limpar os cogumelos corretamente?
Salada de rúcula e shitake
Quem diz que salada é sem graça certamente ainda não experimentou a salada de rúcula e shitake. Para tornar o prato ainda mais nutritivo e saudável, a dica é acrescentar sementes, molhos e temperos naturais.
Estrogonofe de cogumelos
Que tal unir o sabor do shitake e do shimeji nessa deliciosa receita de estrogonofe de cogumelos? Vale salientar que o shimeji, assim como o shitake, é rico em propriedades antioxidantes que auxiliam a microbiota intestinal, sendo ajudando pessoas com problemas de digestão.
Sopa de legumes com shitake
A sopa de legumes com shitake tem um sabor encorpado e é rica em minerais e nutrientes importantes. Outra vantagem deste prato é que ele possui alto teor de fibras e água para hidratar o organismo.
Estrogonofe de cogumelos
O estrogonofe de cogumelos é um prato rico em fibras e vitaminas. Essa receita possui um valor calórico baixo, portanto, pode ser incluída na dieta low carb. Para isso, basta substituir o ketchup por páprica picante a fim de dar o aspecto "avermelhado" ao molho do estrogonofe.
Suflê de shitake
O suflê de shitake é uma alternativa menos calórica e mais nutritiva desse prato típico da culinária francesa. Além de ser uma ótima opção para todo tipo de dieta, o suflê pode ser uma refeição quando acompanhado de uma salada ou até mesmo de legumes cozidos.
Shitake ao vinho no leito de queijo com ervas
Essa receita é para quem aprecia o sabor marcante dos cogumelos. Preparar o shitake ao vinho no leito de queijo com ervas é uma opção que realça ainda mais o sabor deste ingrediente, devido ao aroma que o vinho proporciona ao prato.
Caldo de ervilha com shitake
Vai uma sopinha aí? O caldo de ervilha com shitake é uma receita rápida e funcional, capaz de unir dois ingredientes saborosos e nutritivos. Além dos benefícios do shitake, esse prato também tem ótimas propriedades devido à ervilha, uma leguminosa rica em zinco, vitaminas do complexo B e ácido fólico.
Torta de cogumelos
O shitake também pode fazer parte daquele lanchinho da tarde com essa torta de cogumelos deliciosa. Vale destacar que, ao assar os cogumelos, eles soltam um líquido repleto de sabor, que torna a massa da torta ainda mais saborosa.
Bobó vegano de cogumelo
Que tal preparar uma versão vegana de um clássico da culinária baiana? O bobó vegano de cogumelo com inhame é uma adaptação mais light e sem lactose deste prato típico brasileiro. Além dos cogumelos, o inhame também possui diversos nutrientes importantes para a sua saúde, como cálcio, magnésio e vitamina C.
Moqueca de shitake com pupunha
O que você acha de conhecer a versão vegetariana e funcional deste prato que costuma levar peixe? A moqueca de shitake com pupunha é preparada com um molho delicioso, característico por seu aspecto encorpado e sabor marcante. Vale lembrar que essa versão é menos calórica que a moqueca original.