Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
*Conteúdo patrocinado
Falar em ossos saudáveis é também falar de articulações sadias. Isso porque são elas que conectam essas estruturas - não à toa são chamadas popularmente de ?juntas? - e são responsáveis por muitos dos movimentos que o corpo consegue fazer1.
Com o passar do tempo, principalmente depois dos 60 anos2, tanto as articulações quanto os ossos sofrem desgaste, o que pode levar à artrose ou osteoartrose2. É por isso que o fortalecimento desse conjunto responsável pela locomoção é importante para a prevenção e faz parte do tratamento desses problemas2.
Abaixo, você encontra quatro dicas para fortalecer os ossos e as articulações.
Faça musculação
Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, o treinamento de força não serve apenas para a hipertrofia muscular, ou melhor, o crescimento desse tecido. Levantar peso também fortalece os ossos3. Além de diminuir a perda óssea, a musculação pode até ajudar a construir o osso, o que também minimiza o risco de fratura devido à osteoporose4.
A explicação para essa relação entre o exercício de resistência e a massa óssea está no fato de que essas atividades demandam certa força dos ossos para serem feitas, o que pode fazer com que as células formadoras dessas estruturas comecem a agir5.
Mantenha o peso saudável
Quanto maior o peso, mais sobrecarregadas as articulações podem ficar. Portanto, a pessoa que está acima do peso pode sofrer com dores e ter menor qualidade de vida. Perder peso, portanto, é fundamental e parte do tratamento. Para se ter uma ideia do impacto, cada quilo de peso perdido leva a uma redução de quatro vezes na carga exercida no joelho durante as atividades diárias. Isso significa que perder peso reduz a pressão nas articulações e ajuda a evitar lesões6.
Cuide da alimentação
Uma alimentação equilibrada, junto com a prática regular de exercícios físicos, ajuda a manter o peso e, portanto, as articulações saudáveis6. Mas além disso, há evidências que mostram que a inclusão de frutas, legumes e peixes proporciona efeitos benéficos na saúde óssea7.
O ômega-3 presente nos peixes e certos frutos do mar, por exemplo, reduz a inflamação7, assim como frutas e legumes de cores vivas, que contêm carotenoides7.
Suplementação pode ajudar
Para manter as articulações saudáveis e tratar a osteoartrose, suplementar colágeno é uma excelente alternativa. Há evidências de que o colágeno hidrolisado apresenta efeitos clinicamente importantes para a redução da dor em pessoas que sofrem com desgaste nas articulações8.
O colágeno é uma proteína de grande importância na maioria dos tecidos e órgãos do nosso corpo. A cartilagem, por exemplo, é composta por 60% de colágeno, sendo que ele tem um papel fundamental em vários aspectos, inclusive em promover a resistência. Por essa razão, lançar mão da suplementação é uma forma de proteger e tratar a osteoartrose.
Mobility, por exemplo, é um suplemento alimentar feito de colágeno hidrolisado, com o diferencial de passar por um exclusivo processo de fabricação, que usa colágeno de alta qualidade e colabora na produção dos componentes da cartilagem do corpo9. Com isso, a cartilagem articular, que é formada por um material elástico e resistente e tem o propósito de suportar a pressão e o uso contínuo das articulações, se mantém saudável9.
Referências
1 - Articulações. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Disponível em: http://www.sbgg-sp.com.br/pub/lexicon/articulacoes/2 - Osteoartrite (Artrose). Sociedade Brasileira de Reumatologia. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/3 - Effects of one year of resistance training on the relation between muscular strength and bone density in elderly women. British Journal of Sports Medicine 2000. Disponível em: https://bjsm.bmj.com/content/34/1/184 - The effects of progressive resistance training on bone density: a review. Medicine and Science in Sports and Exercise 1999. Disponível em: https://journals.lww.com/acsm-msse/Fulltext/1999/01000/The_effects_of_progressive_resistance_training_on.6.aspx5 - Efeito da atividade física no osso normal e na prevenção e tratamento da osteoporose. Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v12n3/v12n3a116 - Osteoarthritis, obesity and weight loss: evidence, hypotheses and horizons ? a scoping review. Obesity Reviews. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4238740/ 7 - Dietary Approaches for Bone Health: Lessons from the Framingham Osteoporosis Study. Current Osteoporosis Reports. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4928581/8 - 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain. Current Medical Research and Opinion 2008. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/184168859 - Bula Mobility. Disponível em: hhttps://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Mobility-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1571341088&embedded=true