Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
*Conteúdo Patrocinado
A gengiva inflamada, mais conhecida como gengivite, é um dos problemas mais frequentes quando se fala em saúde bucal e pode ocorrer diversas vezes ao longo da vida. Quem sofre com gengivite apresenta sangramento, aumento do fluxo sanguíneo e inchaço no tecido gengival.
A principal causa da gengiva inflamada é a falta de cuidados com a higiene bucal por um longo período. Quando a limpeza é insuficiente ou a técnica de escovação está inadequada, o acúmulo de resíduos decorrentes da decomposição e metabolismo das bactérias causa irritação na região.
Além disso, a gengiva também pode inflamar por outras causas menos comuns como:
- Tabagismo
- Diminuição do fluxo de saliva
- Queimaduras por alimentos quentes
- Excesso de força na mordida de determinado dente
- Atrito por próteses mal adaptadas e/ou aparelho ortodôntico
- Ferimento causado por alimento como casca de pão, espinha de peixe e casca de milho de pipoca.
Como identificar inflamação na gengiva
Os sintomas clássicos da gengivite incluem aumento do fluxo sanguíneo, inchaço e possível sangramento na região durante a escovação.
Outro sintoma da doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.
Como evitar gengiva inflamada
Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro/cálculo), apenas o dentista pode removê-la.
Você pode prevenir a gengivite escovando os dentes de maneira correta, fazendo o uso apropriado do enxaguatório bucal e fio dental para remover placa e restos de alimentos, como também alimentar-se corretamente, visitar o dentista regularmente e evitar cigarros e outras formas de tabaco.
Pensando em te ajudar nesta tarefa e potencializar os cuidados com a sua saúde bucal, a Colgate trouxe um novo sabor da linha Natural Extracts, o de cúrcuma com hortelã. Essa novidade conta com uma combinação de extratos de cúrcuma, que atua como um antibacteriano natural, e hortelã para um sabor agradável e refrescante. Dessa forma, ajuda na prevenção do acúmulo de tártaro e bactérias que podem causar doenças na gengiva e proporciona hálito fresco e duradouro todos os dias.
Além disso, esse novo sabor, assim como toda a linha Colgate® Natural Extracts, vem no tubo reciclável, reforçando o compromisso de sustentabilidade da Colgate-Palmolive em ter todo o seu portfólio de produtos feitos com materiais recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. O creme dental Natural Extracts Cúrcuma e Hortelã já está disponível em mercados e farmácias de todo o Brasil.