Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Segundo a taxa de fecundidade emitida pelo IBGE, no Brasil, a média de filhos por casal é de duas crianças. Quando uma família apresenta um número muito maior, é comum que isso chame a atenção de algumas pessoas.
Foi o que aconteceu com Mariana Arasaki, que ganhou popularidade nas redes sociais após compartilhar sua dinâmica familiar. Mãe de oito filhos, a paulistana sempre sonhou em viver a maternidade.
O sonho foi realizado com a chegada da Maria Philomena, hoje com 9 anos, quando Mariana ainda cursava a faculdade. Em seguida, foi a vez de Martin (8), Maria Clara (7), Maria Sophia (6), Bernardo (4), Margarida Maria (3), Maria Madalena (2) e Stella Maria, de 10 meses.
O que ela e seu marido, Carlos Arasaki, não esperavam, é que a família iria ficar ainda maior. Após apresentar um forte sangramento, Mariana foi levada ao hospital. Foi então que o casal descobriu a nonagésima gravidez, dessa vez, de gêmeos - João Pio e Josemaria. Os bebês estão previstos para nascer em março do próximo ano.
Em seu Instagram, Mariana compartilhou que, apesar dos eventuais desafios, a experiência de ser mãe é algo que a faz extremamente feliz.
"Eu e meu marido sempre sonhamos em ter uma família grande. Os nossos filhos são nossa alegria! Mas é óbvio que dá muito trabalho. Precisa de dedicação, muitas vezes também me sinto cansada e esgotada, penso que não vou dar conta. Mas, ao ver cada sorriso, cada abraço, cada 'mamãe, eu te amo', me renova e me dá energia... e outra, alegria de criança é contagiante, né?", contou.
Existe tempo certo para ter o segundo filho?
Para definir este "espaço de tempo", é preciso ponderar vários aspectos relacionados às condições familiares, profissionais, psicológicas, socioeconômicas e até a existência de doenças crônicas que sejam fatores de risco para a mãe e para o bebê (hipertensão, diabete, moléstias autoimunes etc).
"A fase de adaptações vai requerer um intervalo entre seis a nove meses para a recuperação física, da anatomia genital e da fisiologia como um todo, para a readaptação emocional, sexual, conjugal, profissional e social", explicou o ginecologista e obstetra Cláudio Basbaum em entrevista prévia ao Minha Vida.
Entenda melhor a importância de avaliar a saúde física e psicológica antes da segunda gravidez.