Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
A saúde mental refere-se ao bem-estar emocional, psicológico e social, o que pode significar coisas diferentes para diferentes pessoas, dependendo de sua relação pessoal com o mundo, com a própria saúde e consigo.
No Brasil, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 5,8% das pessoas sofrem com depressão. Já no quesito ansiedade, o Brasil ocupa o primeiro lugar de pessoas mais ansiosas do mundo.
No entanto, isso nem sempre significa que as pessoas que precisam de cuidados de saúde mental terão acesso a eles. E, quando se trata especificamente da população negra, essa falta de acessibilidade pode ser ainda mais alarmante.
Saúde mental da população negra
Na última estimativa de óbitos entre adolescentes negros realizada pelo Ministério da Saúde, em 2016, foi apontado um maior número de suicídio entre adolescentes negros e mais mortes por consumo abusivo de álcool.
Analisando os dois grupos, negros e brancos, a pesquisa levantou que a cada dez suicídios entre adolescentes e jovens, seis ocorreram entre negros.
Para Agnes Brenda Carrasco, psicóloga clínica com experiência em Saúde Coletiva, Promoção de Saúde e Políticas Públicas de Saúde, ao se falar das condições de saúde mental entre a população negra, é preciso acrescentar a vulnerabilidade desse grupo frente à desigualdade social e ao racismo estrutural.
"A gente pode pensar na ansiedade, no estresse pós-traumático, no estresse crônico, tanto por questões de classe quanto pela própria condição de pessoa negra que vem passando historicamente por exclusão, desprezo e não adequação. Tudo isso afeta a condição de saúde mental da população negra", explica Agnes Carrasco.
De acordo com o Ministério da Saúde, as principais causas relacionadas ao suícidio em negros são:
- Sentimento de não pertencimento, de inferioridade e de incapacidade
- Rejeição
- Maus tratos
- Violência
- Inadequação e inadaptação
- Negligência.
A cartilha ainda destaca outros fatores relacionados, como solidão, isolamento social e não aceitação da identidade racial, sexual e afetiva, de gênero e de classe social.
Barreiras para receber tratamento
O Ministério da Saúde descreve a vulnerabilidade em saúde como uma interação entre aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais, além dos aspectos individuais, gerando condições que favorecem riscos ou ameaças à saúde.
Com base nas estatísticas, a população negra ocupa um histórico de desvantagem social que a expõe a essa vulnerabilidade social, uma vez que a discriminação, a segregação e a falta de acesso aos cuidados de saúde são determinantes sociais relacionadas ao suicídio entre os jovens negros.
"Se a gente pensar que a saúde de um adulto decorre de um desenvolvimento neonatal, infantil e adolescente, de ter suporte, de ter recursos e acessos, e isso é negado, essas dores vão refletindo sob a constituição psíquica dessas pessoas." elucida a psicóloga.
Segundo Agnes, é dessa negligência social que podem surgir os sentimentos de insegurança, de não pertencimento e de ter que suprir uma necessidade futura sem muitos recursos, o que pode levar a um quadro de ansiedade ou de estresse crônico.
Dentro desse contexto, crianças, jovens e adultos negros acabam enfrentando mais barreiras, tanto interculturais quanto sistêmicas, no acesso a serviços e a cuidados de saúde mental confiáveis e responsivos.
A importância do apoio psicológico para pessoas pretas
A psicóloga ressalta que é importante entender que a forma que um homem negro adoece é diferente da forma que uma mulher negra pode adoecer: "As violências exercidas sobre esses corpos são diferentes, apesar de ainda assim serem violentas."
Ela acredita que um dos desafios para os profissionais da saúde é escutar as dores dessas pessoas e entender que são aflições carregadas por gerações.
Quando entendemos como o racismo pode impactar a vida de pessoas negras e ser um determinante de como elas experienciam sentimentos, compreendemos que mais do que nunca é preciso ter olhos para a saúde psíquica desse grupo.
Leia mais
Os impactos da saúde na maternidade preta
Por que é difícil encontrar especialistas em pele negra?
População negra é a mais exposta e impactada pela COVID-19