Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
*Conteúdo Patrocinado
Se há algo de errado com o organismo, o ideal é sempre procurar ajuda médica e adotar uma rotina mais saudável. Mas e quando é a natureza que está doente? Os recursos do nosso planeta são finitos, e o consumo excessivo e descarte indevido de lixo está cada vez mais impactando o meio ambiente.
Nesse caso, adaptar a rotina com atitudes mais sustentáveis é benéfico tanto para o planeta quanto para a saúde. A seguir, veja 5 hábitos que terão um impacto positivo no futuro e na sua qualidade de vida.
1. Faça uma composteira doméstica
A técnica de compostagem consiste em produzir adubo a partir da decomposição de raízes, folhas, sementes, lixo orgânico doméstico e mais. Através de um processo natural, a composteira doméstica ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa e a quantidade de resíduos que são despejados em aterros sanitários.
Além disso, essa ação proporciona o adubo ideal para você começar a plantar sua própria horta, podendo acrescentar itens orgânicos e livres de agrotóxicos na alimentação. Por isso, é essencial fazer a separação correta do lixo.
2. Prefira produtos recicláveis
E por falar em lixo, antes de pensar no descarte precisamos, primeiro, nos atentar para o tipo de produto que consumimos. Quando for às compras, busque produtos recicláveis, pois isso auxilia no uso racional de recursos naturais, e na diminuição da poluição e acúmulo indevido de lixo.
Mas sabemos que existem alguns produtos essenciais para o dia a dia, como cremes dentais, que nem sempre têm uma embalagem sustentável. Pensando nisso, a Colgate-Palmolive trouxe com as linhas Colgate® Natural Extracts e Colgate® Zero, cremes dentais disponíveis em tubos recicláveis e que também contam com fórmulas compostas por ingredientes mais naturais e menos artificiais. Assim, além de ajudar na preservação do meio ambiente, elas também proporcionam uma saúde bucal naturalmente eficaz.
3. Fuja dos saquinhos de supermercado
Você sabia que o plástico pode demorar mais de 400 anos para se decompor? Sendo assim, o uso e descarte indevido de sacolas plásticas pode causar problemas para a fauna, especialmente para os animais que vivem nas matas, rios e oceanos.
Por isso, adotar o hábito de utilizar sacolas ecológicas, as ecobags, é uma ótima atitude sustentável para o dia a dia. Versáteis, resistentes e mais seguras do que as de plástico, elas possuem algumas opções que são, inclusive, 100% naturais, feitas integralmente de algodão. Ou seja, caso aconteça algo que prejudique a funcionalidade da ecobag, ela poderá ser compostada - o que significa mais adubo para a sua hortinha!
4. Tenha sempre uma garrafa de água reutilizável
Pode parecer coisa de vó, mas água é uma das melhores bebidas do mundo. Isso porque ela ajuda a controlar a pressão arterial, prevenir cãibras, melhorar o funcionamento do intestino, hidratar a pele, limpar o organismo e muito mais. Mas, para aproveitar todos os benefícios da água, é preciso consumir a quantidade certa.
A conta é simples: multiplique seu peso corporal por 0,03. Uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar, no mínimo, 2,1 litros de água por dia. E para ingerir a quantidade ideal sem precisar comprar água a todo momento e aumentar a poluição, ande sempre com uma garrafa reutilizável.
5. Vá de bicicleta
Apesar de confortáveis, os automóveis estão entre os principais emissores de gases poluentes, como monóxido e dióxido de carbono, ozônio, etc. Para curtas e médias distâncias, que tal usar bicicleta como meio de transporte? Ela é uma ótima opção para evitar trânsito, ajudar o planeta e ainda melhorar a saúde.
Afinal, andar de bicicleta é uma atividade aeróbica e de resistência muscular, que auxilia o emagrecimento, a melhora da frequência cardíaca e o fortalecimento dos membros inferiores.