Dermatologista, é membro efetivo e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), coordenadora m...
iPara aqueles que desejam ter uma cabeleira forte e bonita, há alguns recursos que podem ajudar nesse processo. Mas, primeiro, é importante saber que o crescimento médio dos cabelos é de 1 centímetro por mês - o que já pode ser considerado bastante coisa, caso se leve em conta que isso significa 12 centímetros por ano.
No entanto, quando o cabelo está muito curtinho, é normal querer apressar esse desenvolvimento ou então achar que ele não está crescendo da forma como deveria. É claro também que há variações que, normalmente, são pequenas e que dependem ainda do metabolismo de cada um, além de sabermos que os cabelos ciclam em fases diferentes no couro cabeludo.
Portanto, o crescimento não será igual para todos os fios e ao mesmo tempo. Porém, se a pessoa perceber que o crescimento está mesmo muito lento ou quando se quer acelerá-lo, existe, sim, a possibilidade de estimular esse aumento. Mas, antes de tudo, deve-se excluir qualquer problema de saúde que talvez esteja interferindo nisso.
Na Tricologia contemporânea, é usada a estimulação com ativos e substâncias específicas para o crescimento dos fios. Dentre eles, destaca-se a Biotina (complexo B7), um poderoso vitamínico que tem um papel fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo - e que tem participação significativa na saúde capilar, assim como para a conquista de uma pele mais saudável.
Isso porque a Biotina está intimamente relacionada com a formação de aminoácidos e ácidos graxos, que são essenciais para o crescimento e fortalecimento dos fios, além de atuar no metabolismo de nutrientes e na formação de queratina.
E é válido lembrar que a queratina é uma proteína fibrosa, sendo formada por aminoácidos, que faz parte da estrutura dos cabelos, já que representa aproximadamente 90% do fio. Ou seja, é a grande responsável pela integridade dos cabelos.
Isto acontece porque os cabelos têm de 65 a 90% de sua composição na forma de proteínas e estas, por sua vez, são produzidas por nossas células do couro cabeludo, usando como matéria-prima os aminoácidos. Então, para ter cabelos mais fortes, hidratados e saudáveis, além de colaborar na redução da queda e favorecer o seu crescimento, os aminoácidos são vitais.
Os cabelos possuem em sua composição uma série de vitaminas, oligoelementos, minerais e aminoácidos. No entanto, nem todos os aminoácidos, vitaminas e minerais estão presentes nos cabelos ou são produzidos pelo organismo. E nem todas as pessoas precisam suplementar essas substâncias quando apresentam alguma doença relacionada aos cabelos.
No caso da Biotina, você pode encontrá-la naturalmente em diversos alimentos, tais como leguminosas, amêndoas, avelãs, grãos e cereais integrais, brócolis, gema de ovo, cogumelos, banana, entre outros. Assim, o recomendado é seguir uma dieta rica e regular com estes nutrientes e, se a pessoa não consumir a quantidade necessária, talvez seja preciso o uso de suplementos.
Mas atenção: nunca se automedique, pois isso representa sempre um risco à saúde! E não se esqueça também que é preciso descartar qualquer patologia que possa estar afetando o crescimento dos cabelos, o que compete a um profissional. Por isso, o indicado é fazer uma avaliação médica com um especialista para um diagnóstico e, a partir de então, definir a prescrição adequada do suplemento ao paciente.