Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
*Conteúdo Patrocinado
Embora aquele de churrasco seja o mais comum, existem vários tipos de carvão no mercado com diferentes usos em nossa vida. Entre eles, está o chamado carvão ativado, que tem se tornado cada vez mais popular devido ao seu poder de limpeza profunda.
Esses dois tipos são, na verdade, bem parecidos porque têm origem vegetal. A diferença é que o carvão ativado é submetido a temperaturas elevadas e privado de oxigênio - o que o torna mais poroso e aumenta sua capacidade de atrair impurezas.
Confira abaixo quatro formas de aproveitar os benefícios deste item no seu dia a dia:
1. Na dieta
O carvão ativado pode ser ingerido, por exemplo, como parte de sucos, pães, bolos e sorvetes. O importante é inseri-lo na alimentação de alguma forma para eliminar toxinas e controlar o colesterol, já que ele também absorve gordura.
Vale reforçar, no entanto, que o consumo deve ser feito sob orientação de um especialista, pois, quando ingerido em excesso, o carvão ativado é capaz de provocar constipação, prejuízos nutricionais e reduzir efeitos de remédios, por possuir afinidade com alguns nutrientes e fármacos.
2. Na rotina de cuidados com a pele
O composto ainda serve para controlar a oleosidade e limpar a pele. Por isso, ele está presente em diversos produtos que visam eliminar toxinas, poluentes e resquícios de maquiagem, como sabonetes e máscaras faciais.
O melhor de tudo é que o carvão ativado absorve as impurezas, mas não a água, deixando a pele mais iluminada, uniforme, firme, macia, com poros menores e livre de cravos.
3. No tratamento do cabelo
E não é só da pele que o carvão ativado retira a oleosidade: ele também pode fazer isso com o cabelo, livrando o couro cabeludo do excesso de óleo, poluição e resíduos químicos.
Hoje, o material já está presente em diversos shampoos, máscaras hidratantes e outros produtos capilares, que prometem deixar os fios leves e, ao mesmo tempo, sedosos e com brilho.
4. Na saúde bucal
Na boca, por sua vez, o carvão ativado tem a capacidade de reduzir as manchas superficiais, deixando os dentes mais brancos, e equilibrar o pH, algo que dificulta a proliferação de germes e bactérias, prevenindo uma série de doenças.
Como ele pode ser abrasivo a ponto de desgastar o esmalte do dente, é fundamental que o carvão ativado seja usado na medida certa. Por tal razão, os especialistas não recomendam utilizar produtos caseiros com esse composto, e sim aqueles produzidos por marcas conceituadas e que passam por uma série de testes rigorosos antes de serem comercializados.
A Colgate®, por exemplo, tem um creme dental que combina o poder de limpeza do carvão ativado com a refrescância da menta para um sorriso naturalmente mais branco e saudável. Trata-se do Colgate® Natural Extracts Purificante, que também conta com tubo reciclável - uma vez que a marca tem o compromisso de ter todo o seu portfólio de produtos feitos de materiais recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025.