Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
O que é a Doença da arranhadura do gato?
A doença da arranhadura do gato (DAG), também conhecida como Doença de Teeny ou febre da arranhadura do gato, é uma infecção bacteriana causada pela bactéria Bartonella henselae que afeta os gânglios linfáticos.
A bactéria é transmitida para humanos através da mordida ou arranhões de gatos infectados. A saliva de um gato infectado em contato com uma ferida aberta de um indivíduo ou com os olhos também podem levar à infecção.
Os gatos, por sua vez, podem ser infectados pela bactéria através de picadas ou excrementos de pulgas. Outra forma que gatos podem contrair a bactéria é por meio de brigas com outro gato que esteja infectado.
Além disso, gatos jovens e gatinhos com menos de um ano são mais propensos a transmitir a doença.
Sintomas da Doença da arranhadura do gato
Geralmente os gatos que carregam a Bartonella henselae não apresentam sintomas ou adoecem, por isso pode ser difícil descobrir se eles são portadores da bactéria.
Já seres humanos infectados com a doença da arranhadura do gato podem apresentar sintomas que incluem:
- Febre
- Dor de cabeça
- Exaustão e fadiga
- Gânglios linfáticos inchados perto do local da mordida ou arranhão
- Vermelhidão e lesões arredondadas e elevadas na área da mordida ou arranhão
- Surgimento de pus na área lesionada
- Dores no corpo
Cerca de 3 a 14 dias após a exposição a bactéria, também pode ocorrer o surgimento de bolhas e/ou uma infecção leve no local da mordida ou arranhão.
Fatores de risco
Alguns fatores podem aumentar o risco de contrair a doença da arranhadura do gato, como:
- Permitir que um gato lamba qualquer ferida aberta que você tenha
- Travar brincadeiras com um gato que possa levar a mordidas e arranhões
- Não higienizar ou limpas mordidas ou arranhões de um gato logo depois que ela acontecer
- Não administrar medicação anti pulgas ou não cuidar para reduzir as chances de seu gato entrar em contato com pulgas e carrapatos.
Diagnóstico
A febre da arranhadura do gato pode ser difícil de se diagnosticar apenas pelos sintomas, por isso é importante informar ao médico casos em que tenha sido mordido ou arranhado por um gato ou caso um gato tenha lambido uma ferida sua.
O diagnóstico pode ser feito através de exames físicos, que podem incluir um exame de sangue.
Tratamento da Doença da arranhadura do gato (DAG)
A doença da arranhadura do gato geralmente não é grave e na maioria dos casos, não são necessários antibióticos e a infecção desaparece sozinha.
Em casos mais graves da doença, especialmente em pessoas que tenham um sistema imunológico enfraquecido, pode ser necessário administração de antibióticos para tratar a infecção, como a azitromicina (indicada para diminuir o volume dos linfonodos) e a ciprofloxacina.
As dosagens dos medicamentos devem ser prescritas por um médico. O inchaço e bolhas causadas pela mordida ou arranhão do gato podem durar entre uma e três semanas.
Como prevenir?
Alguns cuidados e hábitos podem evitar a infecção de um gato para um humano e também para o próprio gato, como evitar brincadeiras que envolvam arranhões e mordidas e não permitir que seu gato lamba seus olhos e qualquer ferida que você tenha.
Além disso, procure manter seu gato dentro de casa e atente-se para que ele não contraia pulgas e outros parasitas, cuidando sempre da higiene do animal.
Também é muito importante lavar bem as mordidas e arranhões do gato com sabão e água corrente.
Referências
Paulo Monteiro (CRM 1035 SP), Clínico Geral e especialista em Infectologia.