Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A cafeína possui diversos benefícios para a saúde: ajuda a emagrecer, melhora o desempenho em exercícios físicos, protege o sistema respiratório, entre outros. Um novo estudo, publicado na revista científica Nutrients, indica que a substância pode, ainda, ser uma aliada no tratamento de sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Segundo pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Aberta da Catalunha (UOC), na Espanha, o consumo da substância, em quantidades indicadas por especialistas, pode aumentar a capacidade de atenção e retenção de informações em adolescentes e adultos que sofrem do distúrbio.
O estudo foi feito como uma análise sistemática de outras pesquisas que avaliaram os efeitos da cafeína em pacientes com TDAH e que foram publicadas até setembro de 2021. Segundo os cientistas, a conclusão foi de que a substância promoveu o aumento da atenção, a melhora da concentração e trouxe benefícios de aprendizagem e para a memória.
"Essa substância melhora esses tipos de procedimentos cognitivos e aumenta a capacidade e flexibilidade tanto na atenção espacial quanto na atenção seletiva, bem como na memória de trabalho e memória de curto prazo", explicou Javier Vázquez pesquisador do laboratório de neurociências da Universidade espanhola e um dos principais autores do estudo, em comunicado.
SAIBA MAIS: Como a cafeína pode estimular a concentração?
Ainda de acordo com os pesquisadores, o tratamento com cafeína traz benefícios sem alterar a pressão arterial e o peso corporal dos pacientes. Além disso, essa é uma boa alternativa para os medicamentos atuais utilizados para o TDAH, que podem trazer efeitos colaterais e não funcionam de forma ampla para todos.
"O arsenal terapêutico para aliviar o TDAH é limitado e há certa controvérsia em torno do uso de alguns tipos de medicamentos e estimulantes, principalmente na infância e adolescência", explica Vázquez, "É por isso que é útil estudar a eficácia de outras substâncias, como a cafeína".
Porém, o pesquisador ressalta que para outros sintomas do TDAH, como hiperatividade e impulsividade, a cafeína não apresentou melhoras significativas e é preciso ser mais cauteloso ao prescrever um tratamento médico à base de cafeína para esses sintomas.
O que é TDAH e quais são os principais sintomas
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) (CID F90) é um transtorno neurobiológico caracterizado por sintomas como desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade. Ele surge na infância e, na maioria dos casos, acompanha o indivíduo por toda a vida.
Vale ressaltar que o TDAH não é uma doença e, por isso, não existe cura. Porém, há tratamento para conviver melhor com o transtorno, que costuma se manifestar na época em que a criança começa a frequentar a escola. O diagnóstico deve ser feito por um médico psiquiatra, neuropsiquiatra, neuropediatra ou neurologista.
Entre as causas do TDAH, estão:
- Fatores genéticos
- Anormalidades cerebrais
- Baixo peso ao nascer
- Mãe fumante na gravidez
- Abuso infantil
- Negligência
- Múltiplos lares adotivos
- Exposição a neurotoxinas (chumbo)