Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Seu cabelo já ficou com um aspecto sujo, opaco e pesado? Pois então você pode ter passado pelo efeito ''build up''. Esse nome vem do inglês e, em tradução livre, significa ''acumular'', representando a deposição de resíduos nas fibras capilares, que é mais comum em cabelos lisos.
Como suas principais causas, a dermatologista Lorena Ávila, especialista em tricologia, aponta o uso excessivo de técnicas de baixo poder de lavagem, condicionadores, máscaras e cremes sem enxágue.
Segundo ela, tudo isso não só prejudica a aparência do cabelo, como ainda pode gerar coceira no couro cabeludo e impedir que os nutrientes penetrem nos fios ao criar uma espécie de capa em torno deles, favorecendo quebras e pontas duplas. ''Com o tempo, o que se tem é um cabelo sem vida e não saudável mesmo com o uso de produtos de qualidade'', completa.
Como reverter?
Para o cabelo voltar ao normal, a primeira recomendação é incluir shampoos de limpeza profunda ou antirresíduos na rotina de cuidados capilares. Quem tem cabelo liso ou ondulado deve usá-los semanalmente, caso contrário, essa periodicidade deve ser alterada para a cada 10 dias se o cabelo for muito ondulado, para a cada 15 se for cacheado e para mensalmente se for crespo.
A quantidade de shampoo e condicionador também precisa de controle para que eles não se acumulem nos fios. O indicado é usar uma porção equivalente ao tamanho de uma moeda de 50 centavos nos cabelos curtos e médios, enquanto nos maiores aconselha-se utilizar uma quantia que corresponda a uma moeda de 1 real.
A frequência de lavagem é outro fator que varia. Quem tem fios muito oleosos ou treina todos os dias geralmente precisa fazer a limpeza diariamente, mas isso é totalmente dispensável para quem tem cabelos mais secos, por exemplo, que pode lavá-los em dias alternados.
Vale ainda destacar que, para evitar resíduos no cabelo, as máscaras e os condicionadores só devem ser aplicados nas pontas dos fios. Além disso, é importante estar de olho na necessidade de intercalar os produtos de uso habitual, se eles forem mais emolientes e hidratantes que o normal, com shampoos de limpeza profunda ou antirresíduos, afinal, conforme explica a médica, essa maior hidratação predispõe ao efeito ''build up''.
E quando o assunto é prevenção, não dá para deixar de citar como é fundamental sempre remover completamente os produtos usados no cabelo durante o enxágue - que, de preferência, deve ser feito com água morna ou fria para não agredir o couro cabeludo e nem alterar a produção de oleosidade na região.
Saiba quando procurar um especialista!
Como o excesso de limpeza também é capaz de prejudicar os fios capilares ao contribuir para o ressecamento, o aumento do frizz e o surgimento de pontas duplas, a rotina de cuidados com essa parte do corpo precisa ser feita com cautela. Por isso, para tratar o efeito ''build up'', o ideal é buscar a orientação de um dermatologista.
De acordo com Lorena, uma consulta pode inclusive ajudar na diminuição de gastos com o tratamento, porque o especialista saberá explicar o que cada pessoa realmente precisa, dispensando o uso de cosméticos que não são apropriados, mas muitas vezes são adquiridos sob a influência de propagandas.
Ou seja: diante da suspeita de qualquer problema capilar, o melhor a se fazer é procurar um médico, embora esse não seja um requisito básico para agendar uma consulta. Na visão da dermatologista Lorena Ávila, o simples fato de querer cuidar corretamente do cabelo já basta, pois melhor do que tratar é prevenir e um profissional qualificado pode te ajudar nos dois casos.