Vanessa Lobato é nutricionista formada pela Universidade São Judas Tadeu. Pós-graduação em Fisiologia do Exercício...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Nem só de café vive uma pessoa que desperta sem energia. Com a falta de ânimo e os sintomas de esgotamento físico e mental que prejudicam a produtividade, é possível recorrer a outros meios saudáveis para resolver o problema. Alguns chás promovem disposição a partir de nutrientes e compostos ativos que melhoram o raciocínio e reduzem os efeitos do cansaço.
“Os chás são bebidas populares e fontes significativas de compostos fenólicos, sendo considerados importantes integrantes das dietas devido às suas propriedades antioxidantes”, aponta Angéli Marques Golfetto, nutricionista universal, integrativa e holística
De acordo com a nutricionista, algumas substâncias contidas nos chás podem nos deixar mais despertos pela manhã. Uma delas é o gengibre, vegetal usado tanto na culinária quanto na medicina. “Além de possuir um efeito estimulante mais prolongado que a cafeína, ele também auxilia no aumento do foco e contribui para reforçar o sistema imunológico”, explica a especialista.
O chá verde, popular pela presença de cafeína, também possui polifenóis e outros compostos com atividade antioxidante, anti-inflamatória, anti-hipertensiva, antidiabética e antimutagênica. Segundo Angéli, além de ser rapidamente absorvido pelo organismo, o chá verde é um ótimo estimulante natural.
Ficou curioso? O Minha Vida selecionou cinco sinergias de chás para melhorar a produtividade e espantar o desânimo. Vem ver!
Leia também: 8 utensílios e acessórios para preparar o chá perfeito
Chá verde com morango
Popularmente conhecido como suchá (uma mistura de chá e suco), a sinergia do chá verde com morango oferece um combo poderoso de antioxidantes, flavonóides e outras substâncias que melhoram o humor e a disposição.
Segundo a nutricionista Vanessa Lobato, “a combinação pode atuar de forma sinérgica e potencializar uma ação de proteção para uma rotina exaustiva”.
Todavia, é importante destacar que, assim como o café, o chá verde não deve ser tomado imediatamente após as refeições. A cafeína presente em sua composição prejudica a absorção de ferro e vitamina C pelo organismo. Em função disso, é importante esperar pelo menos uma hora antes de consumi-lo.
Ingredientes
- 4g de chá verde
- 200ml de água filtrada fervida
- 200ml de água filtrada gelada
- 5 morangos médios
Modo de preparo
Infusione as folhas de chá na água fervida por um ou dois minutos e coe. Adicione a água gelada e depois os morangos. Bata com o auxílio de um mixer ou liquidificador até ficar homogêneo. Se quiser consistência de shake, congele os morangos antes de batê-los. Prontinho!
Chá de camomila com hortelã
A camomila é uma planta medicinal com poderosas propriedades calmantes e antioxidantes. Os pensamentos acelerados podem tornar difícil o foco nas tarefas e, por isso, ela é indicada para pessoas que lidam diariamente com inquietação — promovendo a sensação de bem-estar.
Quando unido à hortelã, o chá pode ajudar em outros problemas que causam indisposição e que prejudicam a concentração, como enjoos e inflamações no estômago.
“A camomila estimula a digestão, além de ter uma ação cicatrizante que pode ajudar no processo de tratamento de gastrite. A hortelã, além de ter uma ação colerética [...], também reduz a formação de gases, algo que pode atrapalhar o seu rendimento durante o dia”, acrescenta Vanessa.
Ingredientes
- 4 gramas de folhas frescas de hortelã
- 4 gramas de flores de camomila
- 200ml de água filtrada fervida
Modo de preparo
Adicione as folhas e flores dos chás na água na água fervida e deixe por um ou dois minutos e coe. Está pronto!
Chá de maçã com damasco
Aromático e saboroso, o chá de maçã com damasco é rico em potássio, fibras e propriedades fenólicas, compostos eficazes no combate a doenças, como a anemia, e na redução da pressão arterial. Além disso, ele promove mais energia às células e garante um dia produtivo.
Para tornar o chá mais termogênico, a nutricionista Angéli Golfetto recomenda acrescentar um pau de canela no preparo.
Ingredientes
- 3 damascos
- 5 fatias de maçãs desidratada (ou uma maçã inteira picada, com casca)
- 1 pau de canela
- 200ml de água filtrada fervida
Modo de preparo
Adicione todos os ingredientes na água fervente e deixe cozinhar por três minutos. Após levantar fervura, tampe a panela e deixe descansar por 15 minutos antes de servir. Está pronto!
Chá verde com canela e laranja
Sendo uma fruta rica em carboidratos, a laranja é uma fruta que promove bastante energia ao corpo. Quando combinado à canela, o chá promove uma ação estimulante, capaz de agir tanto na digestão quanto na circulação sanguínea.
Segundo Vanessa, melhorar a circulação contribui na melhora da distribuição de nutrientes para o corpo, ajudando na produção de energia. “Sabe quando ficamos com as pernas inchadas devido à má circulação? Este inchaço gera peso e cansaço, que podem ser reduzidos com o consumo de chás que melhoram a circulação”, explica.
Ingredientes
- 4 gramas de chá verde
- Cascas de 1 laranja
- 1 pau de canela
- 200ml de água filtrada fervida
Modo de preparo
Adicione a casca da laranja e a canela na água fervente e deixe por três minutos. Após isso, inclua o chá verde e deixe infusionar por mais três minutos. Depois é só coar. Viu como é fácil?
Leia também: Conheça 12 verdades sobre o chá verde
Chá de gengibre com hortelã e erva doce
Por causa da digestão pós-almoço é comum ter a sensação de sonolência e de lentidão. Nessa combinação, o gengibre, a hortelã e a erva doce ajudam a reduzir os desconfortos abdominais oriundos da má digestão. Além disso, o chá é um aliado eficaz no combate às cólicas menstruais.
Ingredientes
- 2 gramas de gengibre
- 5 folhas de hortelã
- 1 colher de chá de sementes de erva doce
Modo de preparo
Na água fervente, adicione as ervas e infusione por cinco minutos com a tampa da panela fechada. Prontinho, pode servir!
Existe hora certa para tomar chá?
Não há um horário melhor do que o outro para consumir a bebida. Tanto as ervas quanto as flores usadas para os tipos de chá possuem propriedades que influenciam as ações do organismo e, por isso, devem variar de acordo com a hora do dia, ajudando a equilibrar a rotina.
Pela manhã, o ideal é investir em chás com propriedades estimulantes, que ajudam a ter disposição para o dia. À tarde, chás anti-inflamatórios e ricos em fibras podem contribuir para o alívio de desconfortos abdominais oriundos da má-digestão que pode ocorrer após o almoço. Já durante a noite, os chás calmante são os mais indicados para ter uma noite de sono de qualidade.
Leia também: 6 dicas para inserir mais chá na sua alimentação