Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
*Conteúdo Patrocinado
Conviver com a dermatite atópica pode ser algo bem difícil, já que ela deixa a pele seca e com coceira¹ - o que frequentemente atrapalha as noites de sono, a rotina e até mesmo a autoestima dos pacientes², que são, na maioria das vezes, crianças³.
A sua causa exata ainda é desconhecida¹. Acredita-se que ela possa estar ligada a um mau funcionamento do sistema imunológico⁴ e a fatores genéticos que deixam a pele muito seca e favorável a irritações¹, provocadas pelo contato com substâncias químicas, mudança de temperatura, suor excessivo, estresse emocional, entre outras razões⁴.
O fato é que, com os tratamentos disponíveis hoje, só é possível controlar a doença, e não curá-la⁵. Por isso, para aliviar os sintomas e prevenir novas crises, os médicos recomendam principalmente o uso de hidratantes⁵. Assim, hidratar a pele não é apenas uma questão estética, mas também um hábito fundamental para o bom funcionamento da barreira cutânea⁵.
Como escolher o produto mais adequado
Apesar de ser um produto comum, não é qualquer hidratante que pode ser usado para tratar a dermatite atópica¹. Isso porque, dependendo da composição do produto, ele pode agredir a pele e, consequentemente, piorar o quadro¹.
O recomendado é priorizar produtos como os da Klaviê® Clinical, da Theraskin®, que não contêm fragrâncias, corantes ou conservantes por essas substâncias terem alta capacidade de irritar o organismo¹.
Todos os itens da linha foram feitos especialmente para peles secas, sensíveis e sensibilizadas, oferecendo uma hidratação profunda e prolongada a adultos e crianças⁶,⁷,⁸,⁹.
Para que os hidratantes façam ainda mais efeito, eles devem ser usados todos os dias após o banho, visto que é nesse momento que o corpo absorve com mais facilidade os seus ativos¹⁰.
Outros cuidados
Como as crises de dermatite atópica podem ter várias causas, é preciso também evitar outros gatilhos que podem desencadeá-las, adotando medidas como¹:
- usar roupas de tecidos macios¹;
- tomar banhos com água morna¹;
- secar a pele suavemente¹;
- buscar reduzir o estresse¹;
- não praticar atividades que provoquem suor excessivo¹;
- não consumir alimentos que causem alergia¹.
Consultar um médico é fundamental
Mesmo com todas as dicas acima, a visita a um dermatologista ou a um pediatra, no caso das crianças, segue indispensável para confirmar o diagnóstico e receber orientações ligadas ao tratamento⁵.
Na consulta, os especialistas poderão avaliar também a necessidade do uso de remédios, como antialérgicos para acelerar o alívio dos sintomas ou antibióticos⁵ para combater possíveis infecções nas áreas lesionadas¹.
Os médicos devem continuar acompanhando o tratamento para avaliar quando ele poderá ser interrompido⁵. Isso porque, em alguns casos, é possível haver uma evolução natural para a cura, graças ao aprimoramento do sistema imunológico e ao aumento da oleosidade na pele⁴.
Referências
1 - BRASIL. Ministério da Saúde. Dermatite atópica. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/dermatite-atopica/>. Acesso em 30 maio 2022.
2 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALERGIA E IMUNOLOGIA. Perda da qualidade de vida e autoestima podem ser causadas pela dermatite atópica. Disponível em:
<https://asbai.org.br/perda-da-qualidade-de-vida-e-autoestima-podem-ser-causadas-pela-dermatite-atopica/#:~:text=%E2%80%9CA%20dermatite%20at%C3%B3pica%20interfere%20de,casas%2C%20sem%20vontade%20de%20nada>. Acesso em 30 maio 2022.
3 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Dermatite atópica - o que o pediatra deve saber. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2012/12/Dermatite-Atpica-o-que-o-pediatra-deve-saber-2015.pdf>. Acesso em 30 maio 2022.
4 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA REGIONAL SÃO PAULO. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/dermatite-atopica-em-bebes-e-criancas-tire-suas-duvidas/>. Acesso em 30 maio 2022.
5 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatite-atopica/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20a%20dermatite,seca%20s%C3%A3o%20as%20principais%20caracter%C3%ADsticas20que%20%C3%A9%20a%20dermatite,seca%20s%C3%A3o%20as%20principais%20caracter%C3%ADsticas>. Acesso em 30 maio 2022.
6 - Klaviê® Clinical loção. [S.l : s.n]. Rótulo.
7 - Klaviê® Clinical creme. [S.l : s.n]. Rótulo.
8 - Klaviê® Clinical sabonete líquido. [S.l : s.n]. Rótulo.
9 - Klaviê® Clinical sabonete. [S.l : s.n]. Rótulo.
10 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA REGIONAL RIO DE JANEIRO. Por que hidratar a pele é tão importante? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/por-que-hidratar-a-pele-e-tao-importante/>. Acesso em 30 maio 2022.