Nutricionista graduada pela Uninove que sempre busca se atualizar em cursos e congressos. Ao longo de sua carreira, moro...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Ao contrário do que muitos acreditam, o tratamento de doenças pulmonares não se resume apenas ao uso de medicamentos e fisioterapia respiratória. Isso porque é necessário também a manutenção de hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada.
A nutricionista Juliana Vieira afirma que comer bem é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuindo os sintomas e as chances de doenças associadas. Por isso, listamos abaixo seis alimentos que fazem bem para quem enfrenta problemas pulmonares. Confira!
1. Gengibre
Conhecido pelo sabor picante, esse tubérculo pode trazer vários benefícios para o sistema respiratório. Devido a suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, ele ajuda, por exemplo, no combate à infecções e na diminuição de sintomas como a congestão nasal.
2. Peixes
De acordo com a nutricionista Juliana Vieira, o consumo de salmão, sardinha, atum e outros peixes também pode ser benéfico: “Eles melhoram a tosse, o chiado no peito e a dificuldade para respirar”. Isso ocorre porque esses alimentos são ricos em ômega 3, que inibe a produção de substâncias inflamatórias no organismo.
3. Azeite
Outra comida que a especialista recomenda é o azeite. Rico em vitamina E, esse tempero é capaz de proteger o organismo contra os oxidantes liberados por células inflamatórias, limitando a destruição de tecidos provocada por condições como o câncer e a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
4. Banana
Essa fruta é recomendada para quem tem doenças pulmonares, porque, graças às suas altas taxas de potássio, ela consegue ajudar o pulmão a contrair e expandir - algo que pode se tornar muito difícil dependendo da doença.
Além disso, a banana ainda colabora para o bom funcionamento dos músculos e o alívio de dores relacionadas ao esforço físico. Isso é interessante especialmente para quem tem doenças pulmonares incapacitantes, como hipertensão pulmonar, fibrose pulmonar e DPOC.
5. Ovos
Por ser fonte de proteína, os ovos têm um papel parecido com o da banana no tratamento de doenças pulmonares, pois esse alimento ajuda na manutenção da massa muscular, que é muito importante para quem convive com doenças incapacitantes.
6. Laticínios
Os laticínios, por sua vez, atuam na manutenção de bons níveis de cálcio no organismo, diminuindo a chance de osteoporose, uma condição muito comum em pessoas com doenças pulmonares com limitação de mobilidade.
A nutricionista, no entanto, alerta: “Há diversas teorias que relacionam o aumento da produção de muco com o leite, mas ainda não há comprovação científica de que a bebida realmente possa ter esse efeito”. De qualquer forma, ela pede para evitar excessos.
Cuidados adicionais
Para quem quiser obter ainda mais benefícios a partir da mudança de hábitos alimentares, a dica é fazer seis refeições por dia em pequenas quantidades. Segundo Juliana, isso evita a dificuldade para respirar após as refeições devido ao excesso de comida, além de colaborar para o controle do peso - fundamental no tratamento de várias doenças respiratórias.
Também pode ser benéfico evitar:
- Embutidos, pois eles contém nitrito e sódio, que são associados à piora da função pulmonar;
-
Bebidas alcoólicas, uma vez que elas podem reduzir os níveis de hidratação do organismo, prejudicando a eliminação de muco e a respiração;
- Alimentos gordurosos, porque eles demoram para ser digeridos e, assim, pioram a função respiratória por meio da distensão abdominal.
Como explica a nutricionista, um tratamento multidisciplinar pode fazer toda a diferença, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes com doenças pulmonares, sobretudo se elas forem crônicas.