Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Além de enfeitarem os ambientes, trazendo diversidade de cores e formatos, as flores também possuem benefícios para a saúde. Apesar de não ser um hábito tão popular, elas podem ser introduzidas no dia a dia em pratos já conhecidos, como saladas e sopas. De acordo com a nutricionista Daniele Cambuí, as flores comestíveis podem ser consumidas integralmente.
“As flores são ricas em fibras e antocianinas – poderosos antioxidantes. Também têm fitoquímicos, apresentam características anti-inflamatórias, antiobesidade, hipoglicemiantes e propriedades protetoras do sistema neurológico, hepático e gastrointestinal", explica.
As flores comestíveis, geralmente, contam com 40 kcal a cada 100g. Além disso, a especialista conta que elas ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e diversas doenças. Seus compostos sulfurados provocam um processo detox no organismo, o que serve como prevenção do câncer.
Conheça dez tipos de flores que podem ser incluídas no cardápio:
1- Lavanda
Conhecida por sua fragrância, a lavanda é muito usada em cosméticos e tratamentos medicinais, como a aromaterapia. Porém, seu efeito calmante também pode ser usufruído adicionando a planta em diferentes receitas, como bolos, sorvetes e tortas.
2- Dente-de-leão
O dente-de-leão possui um sabor adocicado, podendo ser adicionado a diferentes tipos de pratos. Uma das formas mais populares de consumir a flor é a refogando, adicionando o alimento ao macarrão ou saladas.
3- Capuchinha
Também chamada de papagaio ou flor de sangue, a capuchinha possui um sabor levemente apimentado, ideal para saladas ou molhos. As flores são ricas em vitaminas A e C, que têm efeito antioxidante e fortalecem o sistema imunológico.
4- Flor de abóbora
Assim como a abóbora e suas sementes, a flor também possui benefícios para a saúde. Com cálcio em sua composição, o alimento pode ser consumido de diferentes maneiras: frita, refogada, empanada, em risotos ou apenas ingerida com um pouco de azeite.
5- Begônia
Além de ser usada como planta ornamental devido à sua beleza, a begônia pode auxiliar no funcionamento do sistema digestivo e em quadros de resfriado. Com um sabor característico, as flores podem ser refogadas ou adicionadas em sucos e saladas.
6- Calêndula
Popularmente conhecida como bem-me-quer e margarida dourada, a calêndula é considerada uma planta medicinal. Seu uso é feito, principalmente, para o tratamento de complicações cutâneas, como inflamações e queimaduras. A flor também pode ser ingerida através de chás ou misturada ao arroz.
7- Rosa
A flor mais popular no Brasil também pode ser consumida em diferentes receitas. Entre as opções principais estão as sobremesas, como bolos e geleias. Por terem um sabor considerado marcante, as pétalas são utilizadas, na maioria das vezes, em pequenas quantidades.
8- Ipê
Conhecidos por sua beleza, os Ipês brancos, roxos e amarelos podem ser adicionados a saladas e a preparações salgadas. Com um sabor amargo, semelhante ao alface e ao agrião, a planta pode ser utilizada como auxílio no tratamento de inflamações bucais.
9- Borragem
Com propriedades como a vitamina C e ômega 3 e 6, a borragem também conta com efeito diurético e antioxidante. Seu consumo pode ser feito com a inclusão das pétalas e folhas em saladas, sopas e omeletes.
10- Amor-perfeito
Podendo ser encontrada em diferentes cores e tipos, a amor-perfeito conta com um sabor leve e adocicado. Por isso, a flor costuma ser adicionada a sucos, saladas de frutas e sobremesas. Entre as suas propriedades, estão a ação anti-inflamatória e expectorante.
Cuidados na preparação
Flores ornamentais, ou seja, aquelas que são usadas para decorar ambientes, não podem ter as suas pétalas cortadas para o consumo. O meio de plantação com o foco na alimentação é ideal para que se atenda à regulamentação sanitária.
Daniele também alerta para o risco durante o seu preparo em casa. Isso porque algumas espécies, se não bem lavadas e manejadas, podem gerar risco de contaminações ao apresentarem substâncias tóxicas.