
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC em 2004, Residência em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina do...
i
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Dor nos olhos, inchaço, dificuldade de enxergar… tudo isso pode ser sinal de terçol, mas também pode significar que você está com calázio, já que as patologias são bastante parecidas e comumente confundidas.
A principal diferença está na causa: enquanto o terçol é causado por uma infecção bacteriana, o calázio é uma inflamação em uma glândula sebácea nos olhos. Em ambos os casos, no entanto, a oleosidade da pele pode ser um fator de risco.
"Quem tem a pele oleosa tem mais chance de desenvolver calázio e terçol. Neste caso, é muito importante fazer a higiene palpebral na hora do banho como forma de prevenção com um pouco de shampoo neutro misturado com água morna”, explica o Hallim Féres Neto, oftalmologista membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e diretor da Prisma Visão.
Diferenças entre terçol e calázio
Além de serem patologias causadas por reações diferentes, o calázio geralmente não apresenta vermelhidão, apenas uma bolinha dura na pálpebra que causa dores leves e incômodo. Quanto à evolução, o terçol se desenvolve como uma espinha: cresce, fica dolorido e depois de um tempo estoura ou é absorvido pela pele. Já o calázio pode aumentar ou diminuir de tamanho e geralmente demora mais para ser absorvido, precisando até mesmo de cirurgia em alguns casos.
Confira os principais sintomas das doenças:
Terçol
- Inchaço na pálpebra
- Presença de pus na ferida
- Calor e vermelhidão
- Sensação de corpo estranho
- Visão embaçada
- Lacrimejamento
- Fotofobia
Saiba Mais: Sintomas de terçol: como identificar e tratar em casa
Calázio
- Dor leve e inchaço
- Granuloma indolor que aumenta de tamanho
- Caso cresça muito, o calázio pode influenciar na superfície da córnea, causando um leve astigmatismo que costuma sumir ao fim do quadro
Como tratar o terçol e o calázio?
Segundo o especialista, as dicas a seguir podem ajudar a tratar e a aliviar os sintomas do terçol e do calázio até que as patologias desapareçam:
- Compressas mornas durante 10 minutos em cima do olho. O calor ajuda na desobstrução da glândula, além de acelerar a resolução da inflamação ou da infecção
- Colírios sem antibióticos ou corticoides podem ajudar a aliviar o incômodo, mas não ajudam a tratar o caso mais rápido
- Não faça compressas com chás ou água boricada. Alguns componentes dos chás podem causar ainda mais irritação no olho, tal qual o uso frequente de ácido bórico.
Caso os sintomas persistirem ou o incômodo estiver muito grande, não deixe de procurar um oftalmologista para entender melhor qual tratamento seguir.