Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Ciúmes em excesso, controle sobre a maneira de se vestir, manipulação emocional… Essas situações muito associadas a relacionamentos tóxicos e abusivos estão cada vez mais em xeque, e, com isso, muita gente está em alerta para não iniciar cair em uma relação desse tipo.
Pelo menos é o que mostrou o Year in Swipe 2022, retrospectiva anual feita pelo Tinder. O aplicativo de relacionamento entrevistou jovens usuários dos EUA, Reino Unido e Austrália para entender as preferências atuais na hora de escolher pretendentes e marcar encontros.
Sem revelar o número de participantes na pesquisa, o resultado indicou que 58% das pessoas entre 18 e 25 anos que usam o aplicativo se sentem confiantes para identificar uma “bandeira” verde ou vermelha ao se envolverem com alguém - ou seja, conseguem reconhecer sinais positivos e negativos sobre a personalidade do outro, de acordo com as preferências pessoais.
Entre os tópicos que normalmente se encaixam na sessão “bandeira vermelha”, estão sinais considerados de alerta para possíveis comportamentos abusivos, como o gaslighting. Mas será que é realmente possível identificar esse tipo de problema antes de conhecer pessoalmente o pretendente?
Sinais de gaslighting e relacionamento abusivo
O termo em inglês se refere a um tipo de abuso emocional que envolve a manipulação da vítima, fazendo com que ela questione sua sensatez e sentimentos. E, com isso, é desenvolvida uma série de complicações na autoimagem e na autoestima de quem sofre com esse tipo de comportamento.
Uma situação de gaslighting pode ser identificada de diversas maneiras. Porém, existe um certo padrão no agressor, que usa com frequência frases do tipo “você não sabe do que está falando” e “isso é coisa da sua cabeça". Outros sinais incluem:
- O abusador irá questionar a sanidade da vítima frequentemente;
- Normalmente, suas ações não combinam com suas palavras;
- O abusador sabe que a confusão enfraquece a vítima;
- O agressor dirá mentiras com frequência.
Ofensas em forma de piada e desvalorização do parceiro também são considerados alertas para um relacionamento não saudável. Com o conhecimento sobre esses sinais se tornando popular mundialmente, cada vez mais jovens conseguem identificar padrões tóxicos em relacionamentos amorosos - o que pode ter influenciado o dado encontrado pelo Tinder.
Confira outros sinais de manipulação emocional e como sair de um relacionamento abusivo.