Graduada em Medicina pela PUC-Campinas, Fernanda Ota hoje é especialista em Dermatologia e Cirurgia Dermatológica. Em se...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Com o verão se aproximando, muita gente já fica ansiosa para colocar o bronzeado em dia. O que muitos talvez não saibam é que, além de tomar sol com as precauções adequadas, é possível adotar algumas medidas para prolongar o bronze por mais dias.
Basicamente, o mais importante é manter a pele sempre bem cuidada e protegida, para que ela consiga aumentar a produção de melanina. Isso ajuda a dar o tão desejado efeito bronzeado no corpo, ao invés de apenas deixá-lo vermelho e descascando.
Prepare-se com antecedência
Segundo a dermatologista Fernanda Ota, o ideal é que a preparação para o bronzeado comece antes da exposição ao sol, pelo menos com duas semanas de antecedência, partindo da manutenção de uma dieta rica em betacaroteno.
Essa substância antioxidante promete ativar a produção de melanina no organismo, favorecendo a fixação do bronzeado na pele. Por isso, é muito útil investir na ingestão de alimentos como cenoura, beterraba, tomate, abóbora, mamão, manga, acerola e pêssego.
No dia, não se descuide!
Outro segredo é usar um protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30. Ele deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição solar, com reaplicação a cada 2 horas.
“E nada de bronzeadores”, alerta a médica Fernanda Ota, uma vez que eles não protegem a pele e podem, inclusive, bloquear a ação dos protetores solares quando os dois são usados em conjunto.
Os especialistas também recomendam tomar sol de forma gradual, sempre evitando o horário das 10 às 16 horas, quando há um aumento da incidência de raios ultravioleta. Isso tudo deve ajudar a evitar queimaduras e descamação, que aceleram a perda do bronzeado por envolverem a troca de células cutâneas.
E depois do sol?
Depois de tomar sol, o foco deve ser na hidratação para prevenir a descamação. Assim, a dermatologista recomenda abusar da ingestão de água, do uso de cremes hidratantes e passar longe dos banhos quentes, que ressecam e deixam a pele ainda mais sensível.
Se mesmo com todas essas medidas seu bronzeado “sair” antes do tempo desejado, os autobronzeadores podem ajudar. Eles funcionam como uma espécie de tinta e podem ser adquiridos em farmácias e lojas de cosméticos. Segundo os fabricantes, o efeito dura de 3 a 7 dias - o que é ideal para uma ocasião especial.