Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Em nova resolução, publicada na segunda-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a regularização de mais sete pomadas modeladoras para cabelos por não cumprirem as normas sanitárias vigentes. Com a decisão, as empresas estão proibidas de produzirem e comercializarem os produtos no Brasil.
No dia 7 de janeiro, a Anvisa já havia suspendido o uso e comercialização da pomada modeladora Cassu Braids e de outros produtos fabricados pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda. Neste caso, a suspensão aconteceu depois de mais de 200 notificações de casos de queimadura e cegueira temporária após o uso do cosmético.
Leia mais: Estilização: conheça produtos essenciais para fazer baby hair
As pomadas modeladoras para cabelos são utilizadas para fazer tranças e pentear os baby hairs (como são chamados os fios novos, que ainda são curtos). Os relatos de reações adversas foram encaminhados pela vigilância sanitária do Rio de Janeiro. Segundo a agência, foram relatados casos de irritação ocular, pálpebras inchadas, dor nos olhos e dificuldade de enxergar após lavarem o cabelo.
“É importante ressaltar que consta no rótulo do produto a orientação de evitar contato com os olhos e mucosas, bem como a orientação de retirar a pomada do cabelo antes de ir a lugares como piscinas, praias e cachoeiras, para que o produto não escorra sobre os olhos. Entretanto, a empresa fabricante está com CNPJ inapto junto à Receita Federal e com a licença sanitária cancelada desde 2018”, diz a nota da Anvisa.
Lista completa de pomadas para cabelo proibidas
No total, contando com a pomada Cassu Braids, que já estava suspensa, são oito pomadas para cabelos que estão proibidas no Brasil atualmente:
- Pomada Black - Essenza Hair, da empresa Evolução Indústria de Cosméticos Ltda;
- Pomada Braids Hair, da empresa Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli;
- Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, da empresa Microfarma Indústria e Comércio Ltda;
- Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos, da empresa Microfarma Indústria e Comércio Ltda;
- Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, da empresa Supernova Indústria Comércio e Serviços Ltda;
- Pomada Modeladora para Tranças Anti-Frizz Be Black, da empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli;
- Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids (fixa liss), da empresa Evolução Indústria de Cosméticos Ltda;
- Rosa Hair - Pomada Modeladora - Mega Fixação 150g, da empresa Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda Me.
O que fazer caso tenha uma dessas pomadas em casa
A recomendação da Anvisa para quem tem algum dos produtos fabricados especificamente pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda em casa é que entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que os produtos deverão ser recolhidos. Os estabelecimentos que tenham o produto para uso em seus clientes também devem suspender sua utilização imediatamente.
Saiba mais: Henna para cabelo: saiba quais cuidados ter e como usar
Já para quem fez uso de um dos produtos da empresa recentemente, a orientação é que se tenha um maior cuidado ao lavar os cabelos, para evitar que o produto entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, é preciso procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
Em relação aos produtos das outras empresas, a Anvisa afirma estar “avaliando as ações sanitárias necessárias”. “Ressalta-se que a Agência segue acompanhando todos os fatos relatados com relação às pomadas capilares e conta, também, com a atuação dos órgãos de vigilância sanitária dos estados e municípios, de modo que todos os produtos envolvidos com os relatos de problemas de visão estão sendo investigados”, diz o comunicado oficial da agência. A partir dos resultados das investigações, serão tomadas as medidas sanitárias cabíveis.