Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A atriz e influenciadora Flavia Pavanelli compartilhou em suas redes sociais, no domingo (29), que está internada desde quinta-feira (26), em São Paulo, após ter sido diagnosticada com pielonefrite, uma infecção nos rins. Segundo seu relato, a atriz precisou de hospitalização pois estava “à beira de uma infecção generalizada”.
“Um final de semana um pouquinho diferente. Na quinta-feira fui diagnosticada com pielonefrite depois de alguns dias achando que era ‘só uma dor muscular’. Meus sintomas foram silenciosos, demorei a procurar um profissional e isso fez com que meu caso ficasse à beira de uma infecção generalizada”, começou Pavanelli.
A atriz usou o espaço para alertar os fãs sobre não ignorar os sinais que o corpo dá e sempre procurar ajuda médica quando há algum sintoma suspeito. “Graças a Deus está tudo bem? Sim! Mas fica aqui meu alerta para sempre ouvirmos nosso corpo porque ele fala. Saúde não é brincadeira”, completou. Flavia aproveitou para tranquilizar os fãs e explicar que seus exames já estão normalizando e deve receber alta em breve.
O que é pielonefrite, quais são as causas e sintomas?
A pielonefrite, também chamada de infecção renal, é um tipo de infecção do trato urinário que começa na uretra ou bexiga e atinge um ou ambos os rins devido à falta de tratamento adequado ou por outros fatores de risco. A infecção é causada pela ação de bactérias (E.coli) nos rins e nos ureteres, ductos que levam a urina até a bexiga.
Leia mais: O que causa infecção urinária? Veja as 5 razões mais comuns e se é transmissível
A doença pode ser considerada aguda ou crônica. No primeiro caso, a infecção bacteriana surge repentinamente e compromete o funcionamento dos rins. Se não tratada adequadamente, pode evoluir para uma doença renal crônica, tornando-se potencialmente grave. Na forma crônica, os rins perdem a capacidade de funcionamento aos poucos, o que pode estar relacionado a uma doença subjacente, como hipertensão arterial ou diabetes tipo 2, ou a infecções agudas repetidas.
Tanto na forma aguda quanto na forma crônica os principais sintomas de pielonefrite são:
- Febre;
- Calafrios;
- Sudorese;
- Náusea e vômitos;
- Dor lombar;
- Dor abdominal;
- Dor pélvica;
- Urgência para urinar;
- Dor ao urinar;
- Piúria (pus na urina);
- Sangue na urina.
Saiba mais: Sintomas da infecção urinária: 9 mais comuns e como tratar
Como diagnosticar e tratar a infecção nos rins?
O diagnóstico de pielonefrite é clínico, considerando o conjunto dos sintomas e o exame clínico do paciente. Além disso, exames podem ajudar a confirmar o diagnóstico, como hemograma completo, exame de urina e urocultura com antibiograma. Exames de imagem, como ecografia renal ou tomografia computadorizada, também podem ser úteis.
O tratamento da infecção nos rins é feito com o uso de antibióticos de largo espectro, ou seja, que atingem um grande número de micro-organismos. O objetivo é impedir que as bactérias se espalhem por todo o corpo - evitando uma infecção generalizada - ou que provoquem lesões permanentes nos órgãos infectados.
Em conjunto, analgésicos podem ser usados para aliviar a dor ao urinar. Em casos mais graves, pode ser necessário o internamento hospitalar com administração de remédios endovenosos.