Tricologista e dermatologista com uma visão multidisciplinar, integrando metabolismo, nutrição e saúde mental às possíve...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Muitas pessoas sonham em ter cabelos longos e, por isso, procuram maneiras de acelerar o crescimento dos fios. Entre as centenas de dicas on-line, que variam entre shampoos e óleos vegetais, estão receitas caseiras que prometem ajudar o cabelo a crescer mais rápido.
Porém, o ritmo em que os fios nascem depende mais de fatores internos do que externos. A alimentação e a ingestão de nutrientes certos são a maior influência para garantir que o cabelo se mantenha saudável e longo.
Saiba mais: 7 nutrientes e vitaminas para o cabelo crescer saudável
Além disso, é preciso analisar se a velocidade de crescimento de cabelos novos está fora do normal. Caso haja uma demora comprovada para que os fios apareçam, pode ser sinal de que há alguma alteração na saúde que interfira nesse processo.
Como a hidratação com máscara natural ajuda?
Apesar de não fazer o cabelo crescer, o uso de máscaras naturais pode ajudar a manter o comprimento dos fios hidratados, evitando quebras - o que mantém o cabelo longo. Entre as opções que podem ser aplicadas em casa, estão:
Mel de cenoura: a cenoura ajuda a trazer brilho, força e resistência para os cabelos. Por isso, preparar o mel de cenoura e incluir o produto na rotina de beleza é uma boa alternativa.
Hidratação com ovo: outro ingrediente que pode ser aplicado nos cabelos é o ovo. O alimento ajuda a nutrir os fios, o que influencia na retenção de comprimento. Veja como fazer a hidratação com ovo.
Água de coco: apesar do óleo de coco ser a opção mais famosa da fruta quando o assunto é o cuidado dos fios, a água de coco também pode ser aliada no processo de haircare, já que as propriedades presentes no líquido ajudam a manter o couro cabeludo saudável. Aprenda como utilizar a água de coco no cabelo.
Cuidado na escolha de produtos
Apesar de alguns tipos de alimentos serem usados no tratamento capilar e trazerem benefícios, é preciso tomar cuidado na hora de testar receitinhas. Isso porque, dependendo do produto, é possível que ocorra uma reação alérgica ou irritação na pele.
“Tratamentos sem a correta avaliação e orientação sempre podem trazer prejuízo para a saúde, porque algo que seja de fonte natural não significa que seja benéfico para a saúde de um indivíduo”, conta o tricologista Misael Nascimento.
Um exemplo disso é o óleo de alecrim, comumente indicado para o cuidado do couro cabeludo. De acordo com o especialista, apesar de ter propriedades que favorecem o crescimento capilar, o produto não deve ser aplicado diretamente no cabelo.
“É necessária uma diluição específica e um veículo adequado e, mesmo assim, pode apresentar reações adversas, como irritação e alergias - o que pode piorar um quadro de alopecia ou iniciar uma patologia em uma pessoa previamente hígida (saudável)”, alerta o médico.
Esfoliação do couro cabeludo
Outra dica muito comum é a esfoliação do couro cabeludo para estimular o crescimento dos fios. Porém, segundo Misael, isso só deve ser feito em quadros de queda ou oleosidade excessiva.
“Uma esfoliação em um couro cabeludo sadio, sem resíduos químicos ou sem tamponamento do folículo, pode produzir irritação e até aumentar a oleosidade como efeito rebote. Cada caso deve ser avaliado de forma específica, incluindo as características do indivíduo, as patologias associadas e, inclusive, o estilo de vida”, finaliza.