A Dra Violeta é médica do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Assim como pincéis, esponjas e utensílios de maquiagem, a escova de cabelo é um item que precisa de limpeza. Em constante contato com os fios e com o couro cabeludo, a escova pode acumular resíduos problemáticos à saúde capilar.
Engana-se quem pensa que a limpeza da escova de cabelo é apenas a retirada dos fios soltos que acabam ficando presos nas cerdas. Entenda a importância dessa higienização.
Por que higienizar a escova de cabelo?
De acordo com a dermatologista Violeta Tortelly, médica do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a limpeza da escova é importante para evitar a proliferação de doenças, alergias e para manter o aspecto saudável dos fios.
“A escova é um objeto que, por estar sempre com contato com umidade, pode levar à proliferação de fungos. Mas também, só pelo fato de ter resíduos acumulados, pode acabar sujando um fio que estava limpo, deixando o cabelo com menos brilho”, explica.
Saiba mais: Massagem no couro cabeludo: conheça os benefícios incríveis e saiba como fazer
Como limpar a escova de cabelo corretamente?
A limpeza da escova é bem simples. A especialista recomenda a utilização de detergentes, sabonetes líquidos e shampoos surfactantes, ou seja, que possuem uma ação detergente mais intensa. Geralmente, esses são os sabões que mais formam espuma. A limpeza deve acontecer da seguinte forma:
- Retire o excesso de cabelos soltos nas cerdas da escova. Para isso, é possível usar o cabo de um pente fino para ajudar a remoção;
-
Aplique água morna e sabão neutro;
-
Para facilitar a limpeza nas fileiras e entre as cerdas, use uma esponjinha para alcançar esses locais;
-
Enxágue bem;
-
Enxugue a escova com uma toalha, deixe secar naturalmente ou use um secador de cabelos em temperatura fria.
Como limpar as escovas de cabelo elétricas?
As escovas de cabelo elétricas demandam certos cuidados em sua higienização. É importante que a limpeza seja feita com a escova desligada e fora da tomada . Veja:
- Retire os fios presos nas cerdas da escova;
-
Use um pano ou escovinha úmida e passe entre as cerdas.
É possível limpar a escova de cabelo com bicarbonato?
Nas redes sociais é possível encontrar diversas receitas caseiras que indicam o uso de bicarbonato para uma higienização profunda do acessório. No entanto, Violeta Tortelly avalia que o produto pode não ser tão vantajoso comparado a outros.
“A ideia sempre é tentar tirar os resíduos físicos e de gordura, seja do próprio cabelo ou dos cremes usados. O uso de bicarbonato isoladamente não conseguiria ter essa função tão bem e é bem mais prático já usar os produtos prontos”, esclarece.
Saiba mais: 6 opções de escovas massageadoras para cuidar dos fios
Com qual periodicidade limpar a escova de cabelo?
A higienização da escova de cabelo pode ser feita uma vez ao mês. No entanto, a especialista conta que é preciso considerar cada caso. “Varia muito do tipo de escova, do cabelo e dos produtos que aquela pessoa usa. Por exemplo, uma escova com cerdas mais fechadas, usada em um cabelo que está sempre com resíduos, como pomadas, ceras, gel e leave-in, tende a ficar mais suja. Se aquela pessoa está numa fase de queda capilar, mais fios acumularam ali, necessitando de limpeza mais frequente”, avalia.
Com qual frequência trocar a escova de cabelo?
Com higienização e cuidados corretos, não há periodicidade para trocar as escovas de cabelo. Porém, a dermatologia ressalta que é importante ter atenção a alguns fatores. “Observar se estão limpas e, em algumas que são ocas por dentro, verificar se não há furos que possam proliferar fungos por dentro”, orienta.