Dermatologista, especialista em Medicina Estética e com experiência em doenças do cabelo e unhas, tratamentos estéticos...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Quem procura por opções naturais para cuidar da pele e do cabelo provavelmente já ouviu falar da babosa. Também conhecida como aloe vera, essa planta tem efeito calmante, anestésico, anti-inflamatório, cicatrizante e estimula a produção de colágeno, além de fortalecer os fios e ajudar no crescimento do cabelo.
Por todos esses benefícios, é muito comum encontrar produtos cosméticos feitos à base da planta, tanto shampoos, condicionadores e cremes hidratantes quanto medicamentos fitoterápicos de uso tópico com a função cicatrizante. Mas para quem economizar ou experimentar produtos caseiros, temos uma boa notícia: tem como fazer óleo de babosa em casa! Veja a seguir:
Como fazer óleo de babosa para cabelo?
De acordo com a dermatologista e tricologista Simone Neri, o óleo de babosa tem efeitos positivos no cabelo. “Por combater a oleosidade, a babosa ajuda a reduzir a caspa. Ela também fortalece o fio e ajuda no crescimento”, explica. Além disso, a aloe vera é rica em ativos como cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio e zinco. Também oferece boas quantidades de vitaminas A, C e do complexo B.
A planta pode ser encontrada em floriculturas e supermercados que vendem flores e plantas também. Veja como fazer óleo de babosa para cabelo com o passo a passo a seguir:
- Pegue uma folha de babosa e corte-a em pedaços pequenos para facilitar a extração do gel, que fica no interior da folha
- Retire o gel da babosa com o auxílio de uma colher
- Coloque o gel em uma vasilha e tampe de forma a vedar a entrada de luz
- Caso queira, adicione ao gel substâncias que potencializam o efeito hidratante e nutritivo, como óleo de coco ou azeite de oliva
- Se preferir misturar, acrescente 150 ml do azeite de oliva ou óleo de coco no gel extraído
- Misture bem e guarde longe da exposição ao sol.
Como usar óleo de babosa no cabelo?
A aplicação do óleo de babosa no cabelo serve para umectar e nutrir os cabelos. “Por isso, o ideal é aplicar nos fios secos, deixar agir e depois lavar”, orienta Simone. Para isso, aplique a mistura ou o óleo de babosa puro da raiz às pontas dos fios. Deixe agir por cerca de 30 minutos e lave os cabelos com o shampoo e o condicionador de sua preferência.
Leia mais: Hidratação com babosa: saiba como fazer e os benefícios
Como fazer óleo de babosa caseiro para a pele?
“Na pele, a babosa é antioxidante e tem propriedades nutritivas e hidratantes. Também é cicatrizante, anestésica, antitérmica, antimicrobiana e anti-inflamatória”, afirma Simone. Esses benefícios do óleo de babosa para a pele já foram observados em estudos, como no artigo publicado na Revista Eletrônica Acervo Saúde, em 2020.
No estudo em questão, o uso da babosa apresentou benefícios na cicatrização e na evolução de lesões e, portanto, mostrou-se ser uma alternativa pouco custosa e de fácil acesso para o tratamento de feridas. Além disso, outro trabalho, publicado no British Journal of General Practice, sugere que a aloe vera também pode ser eficaz para auxiliar no tratamento de herpes genital e psoríase.
Porém, a dermatologista faz um alerta importante. “Na pele, a babosa in natura deve ser usada somente para fins cosméticos. Em caso de feridas ou queimaduras, o ideal é procurar um médico”, afirma. Os fins cosméticos incluem a hidratação, já que a seiva da planta tem poder acelerador e regenerativo das células da pele.
Veja como fazer óleo de babosa caseiro para incluir no seu skincare a seguir:
- Extraia o gel da planta com a ajuda de uma colher
- Coloque o gel em uma vasilha
- Aplique o gel na pele e deixe agir por 10 minutos
- Retire com água fria e sabão neutro.
Saiba mais: Babosa no rosto: benefícios e como usar
O óleo de babosa tem efeitos colaterais?
Assim como qualquer outro produto cosmético, o óleo de babosa pode apresentar alguns efeitos colaterais. “Algumas pessoas podem apresentar dermatite de contato e sensação de queimação se usarem o produto industrializado em gel, devido à presença de resíduos da substância tóxica antraquinona no gel”, explica Simone.
Essa substância, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é mutagênica. Ou seja, pode causar mutação nas células humanas. Por isso, o óleo de babosa caseiro pode ser uma das alternativas para os cuidados com o cabelo e com a pele, já que não apresenta contraindicações, segundo a dermatologista.
Referências
LiraH. S. L., do Rêgo NetoH. F. N., NetoL. F. de F. M., AraujoM. A. de M., MotaR. A. R., MonteM. M., NetoA. F. G., FilhoC. A. M. C., VianaD. dos S. F., & de AraújoK. S. (2020). Efeitos do uso de Aloe Vera na cicatrização de feridas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (53), e3571. https://doi.org/10.25248/reas.e3571.2020
Vogler BK, Ernst E. Aloe vera: a systematic review of its clinical effectiveness. Br J Gen Pract. 1999 Oct;49(447):823-8. PMID: 10885091; PMCID: PMC1313538.