Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológ...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
No processo da tatuagem, a tinta é injetada entre a parte mais exposta da pele (epiderme) e o início da camada intermediária (derme) com uma agulha que faz pequenas perfurações, causando um ferimento que, sem os cuidados adequados, pode infeccionar.
Caso a cicatrização não ocorra corretamente, a tinta pode ser expelida pelo corpo ou “estourar”, fazendo o desenho ficar deformado e com pouco pigmento. Por isso, segundo a dermatologista Carolina Milanez, o principal é fazer a tatuagem com um profissional capacitado, que siga todos os protocolos de higiene. Além disso, certifique-se de que a tinta usada é aprovada pela ANVISA.
Após fazer a tatuagem, algumas medidas são necessárias para garantir que a cicatrização ocorra de forma segura e sem danificar a estética do desenho. Confira quais são:
1. Evite água quente e contato com tecidos
Após tatuar a pele, a região fica extremamente sensível e suscetível a sofrer qualquer tipo de irritação. De acordo com a tatuadora Suyanne Gabrielle, é necessário “evitar que a tattoo fique exposta nas primeiras 24 horas, entre em contato com materiais ou tecidos não estéreis e banho quente. Afinal, a alta temperatura tende a irritar a pele”.
2. Higienize com sabonete antisséptico
Nos primeiros dias de cicatrização, a região tatuada funciona como se fosse uma espécie de “machucado”. Portanto, é necessário realizar a higienização frequente com água corrente em temperatura ambiente e lavar com um sabonete antisséptico ou neutro. Evite produtos com fragrâncias e corantes a fim de se precaver de possíveis irritações.
3. Evite areia, praia e piscina
“Evite submergir a tattoo em praia, lagoa, cachoeira e afins por no mínimo um mês, pois há alta exposição a bactérias que podem contaminar e prejudicar muito a cicatrização” afirma a tatuadora.
4. Evite alta exposição solar
Nas primeiras semanas com a sua nova tatuagem, a pele não deve ser amplamente exposta aos raios solares. O sol em excesso pode prejudicar o processo de cicatrização, gerando bolhas, manchas e outros sinais indesejáveis na região.
5. Hidrate quando surgirem “casquinhas”
Após uma semana, irá iniciar a formação de “casquinhas” na região tatuada. Logo, a pele vai ressecar e então será o momento ideal para aplicar um hidratante neutro.
6. Saiba o que não comer depois da tatuagem
O que você ingere afeta diretamente o funcionamento do seu corpo e, consequentemente, o processo de cicatrização da pele. O consumo de determinados alimentos eleva a possibilidade de processos dermatológicos inflamatórios e/ou dificulta a cicatrização.
“Recomenda-se que seja evitado o consumo de alimentos gordurosos, oleosos, açucarados ou salgados em excesso. Restrinja a ingestão de alimentos como: carne de porco, linguiça, salame, refrigerante, frituras no geral, doces em excesso e afins”, alerta Suyanne Gabrielle.
7. Alimentos para incluir no cardápio
“É recomendado consumir alimentos naturais, ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios para acelerar o processo de cicatrização”, pontua a tatuadora Suyanne Gabrielle. Consuma frutas, verduras, vegetais e grãos.
8. Use protetor solar
Usar protetor solar é essencial para a saúde da pele e para prevenção do envelhecimento precoce. Consequentemente, essa atitude simples vai proteger a sua tatuagem do sol e irá fazer com que ela fique bonita e sem desbotar por um período maior.
9. Aguarde para retocar
“Caso seja necessário realizar um retoque após cicatrizar a arte, converse com o profissional de tatuagem e agende a sessão para no mínimo um mês após o procedimento”, fala Suyanne Gabrielle. Esse intervalo é essencial para a cicatrização segura da pele.
10. Só use pomadas cicatrizantes se for realmente necessário
Existem pomadas específicas para caso você tenha algum problema dermatológico que dificulte a cicatrização. Porém, nem sempre o uso é necessário. “É muito comum a recomendação de pomada cicatrizante no pós-tattoo, mas se eu não tenho problemas de cicatrização, por que devo usar um medicamento para acelerar esse processo?”, questiona a tatuadora. Essa atitude pode promover a despigmentação do desenho.
Só aplique um remédio cicatrizante se for realmente necessário e recomendado pelo tatuador. Ao optar pela pomada errada, contraindicada para tatuagem, é possível resultar em despigmentação ou até mesmo irritação da pele.