Misael do Nascimento é médico atuante na área de dermatologia com ênfase ao público masculino e atua na Clínica Nut...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A glicerina é um ingrediente presente em diversos cosméticos, como loções e cremes, por possuir um grande poder hidratante e umectante. Ela também pode ser encontrada em frascos na farmácia para ser usada misturada em outros produtos. Inclusive, muitas pessoas usam a glicerina no cabelo para deixar os fios mais macios e com menos frizz.
Mas, afinal, pode passar glicerina no cabelo? Como ela atua nos fios e quais são os benefícios? E como adicionar esse produtinho na rotina de cuidados capilares? Essas e outras dúvidas são respondidas no conteúdo a seguir. Confira!
Para que serve glicerina no cabelo?
A glicerina é um álcool derivado de fontes animais e vegetais, podendo ser também sintetizada. O composto também é conhecido como glicerol, possui consistência viscosa e é incolor e solúvel em água. Além disso, é rico em propriedades umectantes e lubrificantes e, por isso, é usado em diversos produtos cosméticos.
Mas, afinal, para que serve a glicerina no cabelo? Justamente por possuir essas propriedades umectantes e ser uma substância altamente emoliente, a glicerina possui um alto poder de hidratação. O componente protege a fibra capilar e impede a perda de umidade, mantendo os fios hidratados.
Leia mais: 6 alternativas ao uso de pomadas modeladoras capilares
Além disso, a glicerina também combate o ressecamento do cabelo, já que facilita a absorção de água, e atua na reposição hídrica do tecido capilar. Por fim, a substância deixa as madeixas mais macias, brilhantes e sem frizz.
Benefícios da glicerina no cabelo
Por possuir todas essas propriedades, já dá para ter uma ideia de todos os benefícios da glicerina no cabelo, certo? As mudanças na aparência e na saúde do cabelo já podem ser percebidas desde o primeiro uso e incluem:
- Evita o ressecamento dos fios
- Previne a quebra capilar
- Deixa o cabelo brilhante
- Promove hidratação intensa, inclusive para cabelos cacheados e crespos (que são, naturalmente, mais secos)
- Ajuda a manter a definição dos cachos em cabelos cacheados
- Promove a nutrição do cabelo
- Cria uma película protetora que retém a umidade dos fios, protegendo contra danos externos
Como usar glicerina no cabelo?
Surgiu a curiosidade e quer testar o produto em sua casa? Veja, a seguir, o passo a passo de como usar glicerina no cabelo:
- Comece lavando o cabelo com seu xampu preferido
- Enxágue o cabelo e retire o excesso de água, deixando os fios levemente úmidos. Dica: use uma toalha ou camiseta de algodão, já que esse material ajuda a evitar o frizz também
- Em um recipiente, misture duas colheres de sopa de sua máscara de hidratação favorita com uma colher de sopa de glicerina
- Divida o cabelo ao meio ou em quatro partes, como for mais fácil para você
- Aplique o produto em cada parte do comprimento do cabelo, evitando a raiz
- Prenda o cabelo em um coque e, se tiver em casa, coloque uma touca plástica
- Deixe o cabelo agir por 30 minutos, pelo menos, e enxágue bem em seguida
- Passe o condicionador, enxágue novamente e finalize o cabelo como preferir
Saiba mais: Ora-pro-nóbis para o cabelo: benefícios e como usar a planta nos fios
Há algum efeito colateral? Quais são os cuidados necessários?
É importante tomar alguns cuidados ao usar a glicerina no cabelo. Apesar de ter um potente efeito hidratante, se o produto não for dissolvido em água ou misturado em outros produtos para o cabelo - como a máscara hidratante -, o seu efeito pode ser reverso, provocando o ressecamento do cabelo.
Além disso, é importante intercalar o uso da glicerina com outros produtos ou óleos para o cabelo para obter um tratamento completo e evitar o uso excessivo do componente. “O uso prolongado da glicerina em contato com o couro cabeludo pode mudar a microbiota e levar ao aumento da oleosidade, piorando quadros de dermatite seborreica, dermatite de contato, entre outras condições”, explica Misael do Nascimento, médico tricologista da equipe Nutrindo Ideais.
Outra orientação interessante é usar a glicerina nos dias em que a umidade do ar estiver alta. Dessa forma, há uma “ajudinha” do tempo para que o composto consiga retirar a umidade do ar e aplicar nos fios. Quando o tempo estiver mais seco, vale a pena diluir a glicerina em água ou em óleos vegetais.
Referências
Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA. Notificação da FDA para a indústria: produtos que usam óleos, glicerina ou proteína derivados da planta Jatropha podem ter efeitos tóxicos . http://www.fda.gov/ForIndustry/IndustryNoticesandGuidanceDocuments/ucm391133.htm. Washington, DC: Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA; 2012. Atualizado em 1º de maio de 2014. Acessado em 6 de agosto de 2014.
Becker LC, Bergfeld WF, Belsito DV, et al. Safety Assessment of Glycerin as Used in Cosmetics. International Journal of Toxicology. 2019;38(3_suppl):6S-22S. doi:10.1177/1091581819883820
Preston PW, Finch T. Dermatite de contato alérgica da glicerina em um creme hidratante. Contac Dermat. 2003;49(4):221–222.
Chevalier NR. Hair-on-hair static friction coefficient can be determined by tying a knot. Colloids Surf B Biointerfaces. 2017 Nov 1;159:924-928. doi: 10.1016/j.colsurfb.2017.08.048. Epub 2017 Sep 4. PMID: 28903188.