Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
O Outubro Rosa é uma campanha global de conscientização sobre o câncer de mama que tem ganhado destaque ao redor do mundo. Seu principal objetivo é focar na prevenção e no diagnóstico precoce desse tipo de câncer - que é o mais comum em mulheres em todo o planeta, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Origens e evolução da campanha
Tudo começou em 1985, nos Estados Unidos, quando a campanha foi criada para difundir informações sobre a relevância dos exames de rastreamento para um diagnóstico precoce.
O sucesso dessa iniciativa foi tão grande que, ao longo das décadas de 1990 e 2000, ela se espalhou pelo mundo, tornando-se, segundo a oncologista Vivian Antunes, do Vera Cruz Hospital, um dos maiores exemplos de ação social com impacto significativo na redução da mortalidade por câncer de mama.
Conscientização e empoderamento
A conscientização sobre o câncer de mama é crucial, sobretudo porque as estatísticas da Sociedade Americana contra o Câncer apontam que uma em cada oito mulheres nascidas enfrentará essa doença ao longo da vida. E o conhecimento sobre o câncer de mama as capacita a assumirem um papel ativo em sua própria saúde, permitindo que compreendam os benefícios dos exames de rastreamento e das estratégias de prevenção.
Para a oncologista Vivian Antunes, isso deve ser valorizado, porque outros tipos de câncer, como o de ovário e o de pâncreas ainda carecem de estratégias para o diagnóstico precoce, enquanto o câncer de mama tem a mamografia e o ultrassom das mamas, que são capazes de identificar a doença em seus estágios iniciais e aumentar significativamente as chances de sucesso do tratamento.
Para se ter uma ideia: se a pessoa for diagnosticada precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%, conforme dados da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).
Estratégias do Outubro Rosa
O mês de Outubro é, então, marcado por caminhadas e corridas para alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce e da prevenção do câncer de mama.
Além disso, monumentos costumam ser iluminados na cor rosa e ocorrem intervenções educativas em empresas, escolas, hospitais e outros locais públicos.
A mídia ainda aumenta a cobertura do assunto, divulgando não só a importância dos exames de rastreamento, mas também novidades acerca do tratamento e histórias inspiradoras de pacientes que venceram a doença.
Prevenção do câncer de mama
Para a evitar a doença, a oncologista Vivian Antunes recomenda principalmente a adoção de estilo de vida saudável, como:
- Manter uma dieta equilibrada
- Moderar o consumo de álcool
- Praticar atividades físicas
A amamentação também pode ser considerada um fator protetor.
Sinais de alerta
O câncer de mama não costuma apresentar sintomas em seus estágios iniciais - justamente por isso os exames de rastreamento são tão fundamentais. No entanto, algumas mulheres podem notar sinais como:
- Mamilo invertido
-
Inchaço
-
Pele com aspecto enrugado
-
Secreção
-
Dor
-
Caroço na axila
-
Irritação na pele
O indicado é só não deixar para fazer os exames quando notar uma alteração nas mamas. Afinal, a principal recomendação da Sociedade Brasileira de Oncologia para o diagnóstico precoce é a realização da mamografia e ultrassom de mamas anualmente a partir dos 40 anos de idade. Embora o autoexame ainda seja incentivado como uma estratégia complementar de detecção, não deve ser a única forma de vigilância.
Durante todo o mês de outubro, aproveite para se informar sobre o câncer de mama e compartilhar seus conhecimentos. Juntos, podemos fazer a diferença na redução da mortalidade por essa doença, que tem tratamento e cura.