A fisioterapeuta Ana Luísa Marçal Sampaio é sócia-diretora da Unidade de Guarulhos do Instituto Pilates. A profissional...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iEntre os desconfortos da menstruação, as cólicas menstruais se destacam, mas exercícios durante o período menstrual podem ajudar a aliviar essa dor. Segundo a fisioterapeuta Ana Luísa Marçal Sampaio , alguns movimentos simples melhoram o humor, a energia, a qualidade do sono, além de ajudarem a controlar estresse, ansiedade e depressão.
“O exercício atua como um ‘analgésico’, pois melhora a circulação sanguínea pélvica, estimulando a liberação de beta-endorfinas (que alteram nossa percepção da dor). Nesses casos, o pilates pode ajudar muito, já que pode ajudar na melhora do funcionamento dos órgãos pélvicos, adequando o metabolismo, a fluidez entre os líquidos do corpo e o fluxo sanguíneo”, explica a especialista.
Saiba mais: 3 posições de yoga que ajudam a amenizar cólicas menstruais
Pilates para cólica menstrual e TPM
Como o pilates também produz relaxamento, ele ajuda a melhorar a cólica e a reduzir os desconfortos psicológicos típicos da TPM (tensão pré-menstrual), como estresse, tristeza, ansiedade, nervosismo e fadiga, garantindo um bem-estar geral.
“No entanto, os exercícios devem ser menos intensos no período menstrual e a mulher deve controlar ainda mais a respiração para diminuir as tensões que potencializam as cólicas menstruais”, alerta a profissional.
Se você já usou todos os tipos de medicamentos e não obteve melhoras significativas, saiba que é possível ter um ciclo menstrual mais agradável com a prática do pilates, um poderoso aliado. Para isso, busque orientação adequada.
Saiba mais: Cólica menstrual: 8 dicas para acabar com o incômodo