Elvio Floresti Junior é um médico formado pela Universidade Federal de São Paulo. Fez residência médica em ginecolo...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O vazamento da menstruação pode ser algo comum. Afinal, por mais que haja todo cuidado necessário, dependendo do fluxo, nem sempre o absorvente dá conta de reter o sangue do ciclo menstrual. Quando isso acontece, as manchas nas roupas podem ser difíceis de tirar. Por isso, separamos dicas de como removê-las. Confira!
Leia também: Cólica menstrual: 8 dicas para acabar com o incômodo
Como tirar mancha de menstruação de tecido?
Existem diferentes técnicas para limpar o sangue em caso de vazamentos. O método escolhido vai depender se a mancha é recente ou se já secou.
Manchas de sangue recentes
As manchas de sangue de menstruação recentes costumam ser mais fáceis de remover, seja da calcinha ou de algum assento estofado. Para fazer a limpeza, basta colocar o tecido sob água fria ou morna, deixando que a força da água faça o papel de dissolver todo o sangue.
Manchas de sangue seco
Manchas de sangue seco dão um pouquinho mais de trabalho, mas ainda assim podem ser totalmente removidas. Uma forma eficaz de limpar é colocando um pouco de água oxigenada sobre a área manchada, em seguida, enxaguar com água corrente e, então, colocar na máquina de lavar para finalizar a limpeza.
É importante lembrar que essa técnica funciona apenas em tecidos claros, visto que o uso da água oxigenada pode desbotar lingeries escuras. Para a limpeza de peças coloridas, o vinagre de vinho branco pode ser uma boa opção. Para garantir um bom resultado, basta deixar o tecido de molho em uma solução de vinagre e água por, aproximadamente, 30 minutos.
Leia também: Sua menstruação está saudável? Veja 4 sinais de alerta
A mancha de menstruação pode oferecer riscos à saúde?
“A menstruação, que é composta por sangue venoso e resquícios da parede do útero, não oferece nenhum risco à saúde”, esclarece o ginecologista e obstetra Elvio Floresti Junior.
Leia também: A menstruação está atrasada? Conheça 8 possíveis causas