Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1992), fez Residência Médica em Cirurgia Geral (1993 - 1994)...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA febre pode ser um bom sinal: trata-se de um indício de que o organismo está combatendo a infecção. Os serviços de emergência médica, por exemplo, consideram febre se a temperatura medida for maior do que 37,8ºC para adultos e crianças. Mas, afinal, quando procurar o médico?
Quando procurar ajuda médica para febre?
A febre é um sintoma e não uma doença. Por isso, o mais importante é investigar o que está por trás do aumento da temperatura corporal, ficar atento e buscar ajuda médica imediata de acordo com os sintomas apresentados:
Em relação a bebês e crianças:
- Febre em criança com até três meses de vida
- Febre igual ou maior que 39,4ºC
- Febre que dura 3 dias ou mais
- Sintomas de desidratação intensa
- Febre recorrente
- Choro inconsolável
- Gemência
- Letargia e apatia
- Sonolência
- Dor no peito ou dificuldade para respirar
- Vômito, diarreia ou dor abdominal
Saiba mais: Febre em bebê: o que fazer quando ela aparece?
Já no caso de adultos, é indicado buscar auxílio médico se surgirem sintomas como:
- Forte dor de cabeça
- Erupções cutâneas
- Sensibilidade à luz
- Rigidez na nuca
- Vômitos
- Confusão mental
- Dores abdominais e ao urinar
- Dor no peito e ao respirar
Como medir a temperatura para saber se tem febre?
O clínico geral Antonio Carlos Barbosa de Souza ressalta a importância de medir a temperatura da forma correta. “Não é recomendado medir a febre sem ajuda de um termômetro (usando o contato da pele), a não ser que a pessoa já tenha experiência - mas mesmo assim, é quase impossível determinar a gravidade exata da febre dessa forma", afirma o especialista em entrevista ao MinhaVida.
A temperatura pode ser medida por um termômetro tradicional, que deve ser posicionado, preferencialmente, debaixo da axila, tanto em adultos quanto em bebês e crianças. Para medir corretamente, é preciso posicionar o objeto sob a axila e aguardar até cinco minutos para verificar o marcador.
Saiba mais: 8 mitos e verdades sobre a febre
Como lidar com a febre em casa?
A dica para baixar a febre é manter o ambiente ventilado, usar roupas leves e ingerir bastante líquido para compensar a desidratação causada pelo sintoma ou doença em questão. Outras iniciativas caseiras, como tomar banhos mornos e ficar em repouso, podem ajudar. Se os sintomas não melhorarem, vá ao consultório médico mais próximo.
Saiba mais: Sete dicas seguras para baixar a febre