Graduação na Faculdade de Medicina de Taubaté; Possui Especialização no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo; A...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO tratamento da dengue varia de acordo com sua classificação e gravidade dos sintomas. A febre, um dos mais comuns, pode persistir por 2 a 7 dias, enquanto a duração total da doença geralmente é de cerca de dez dias.
Ao notar algum sintoma, como dor atrás dos olhos, cansaço extremo, moleza, dor no corpo e náuseas e vômitos, é recomendável fazer o teste de dengue. Se o resultado for positivo, algumas medidas podem ser tomadas para ajudar na recuperação.
Saiba mais: Dengue 2024: quantos dias dura, remédios permitidos e como se vacinar
O que fazer quando dá positivo?
Conforme a infectologista Eliane Iokote, não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. É indicado apenas o uso de medicamentos para os sintomas da doença e alguns cuidados básicos no dia a dia.
“É importante beber bastante água, especialmente quando a febre está alta, e tomar remédios para aliviar os sintomas, conforme necessário. Também é recomendado descansar bastante e seguir uma dieta leve para ajudar na recuperação", explica.
Hidratação
A hidratação deve ser ajustada de acordo com o peso da pessoa, geralmente entre 60 a 80 ml por quilo durante um período de 24 horas, sendo em média um terço administrado através de soro e o restante com líquidos variados, como água mineral, água de coco, sucos e chás.
Remédios para sintomas da dengue
Os medicamentos para alívio dos sintomas podem incluir:
- Antitérmicos para baixar a febre
- Antieméticos para controlar náuseas e vômitos
- Antiespasmódicos, como o paracetamol ou o ibuprofeno, para aliviar dores musculares associadas à dengue
É importante evitar o uso de anti-inflamatórios e medicamentos que afetem a coagulação das plaquetas.
Em quadros mais graves, é necessária a internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva.
Saiba mais: Dengue não se cura com remédio: saiba mais sobre a doença!
Vacina para dengue: faz parte do tratamento?
A vacinação é recomendada para prevenir a doença em pessoas entre 4 e 60 anos, desde que não tenham imunossupressão grave ou estejam enfrentando doenças febris graves. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
No entanto, a vacina contra a dengue não está disponível para todos devido à distribuição limitada. Apenas algumas regiões prioritárias receberam as doses, com foco em áreas urbanas com alta transmissão da doença e população acima de 100 mil habitantes, principalmente voltada para adolescentes de 10 a 14 anos, que são os mais afetados pela dengue.
Atualmente, não há orientação para doses de reforço. Para aqueles que já tiveram a doença, é aconselhável esperar pelo menos 30 dias após a resolução dos sintomas antes de se vacinar.
Saiba mais: Vacina contra dengue: entenda como funciona e quem pode tomar
Como prevenir a dengue
Para prevenir a doença é indicado:
- Controlar o vetor, identificando e eliminando possíveis locais onde a água pode acumular e favorecer a reprodução das larvas do mosquito
- Instalar telas protetoras em janelas para impedir a entrada de insetos
- Usar repelentes elétricos e aplicar repelentes na pele exposta
- Ter atenção aos horários de maior atividade do mosquito, especialmente durante o início da manhã e ao entardecer
Saiba mais: Dengue: elimine os principais focos da doença