É membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), membro da Confederación Americana de Urologia, médico U...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos no Brasil devido ao câncer de próstata. As taxas de sobrevida podem reduzir quando o tumor é diagnosticado em fase já avançada, o que acende um alerta para a importância do diagnóstico precoce.
Pensando nisso, a campanha Novembro Azul nasceu com o objetivo de conscientizar sobre a importância de diagnosticar o câncer de próstata em fase inicial, por meio de exames preventivos e de rotina. No conteúdo a seguir, vamos explicar mais sobre esse mês especial e como surgiu. Confira!
O que é novembro azul?
Novembro Azul é uma campanha dedicada a alertar sobre os cuidados com a saúde masculina, principalmente em relação ao câncer de próstata. Esse tumor é o mais frequente entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele, e é a segunda causa de morte por câncer nessa população.
De acordo com dados do INCA, são estimados mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano entre 2023 e 2025. O principal fator de risco para esse tumor é a idade (a partir de 60 anos), além do histórico familiar desse câncer em parente de primeiro grau antes dos 60 anos e fatores como sedentarismo e obesidade.
Mas por que a campanha Novembro Azul é tão importante? Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que 46% dos homens acima dos 40 anos vão ao médico apenas quando apresentam algum sintoma.
Quando se trata de câncer de próstata, a questão pode ser ainda mais complicada: muitos homens não realizam os exames preventivos por preconceito. A principal forma de diagnosticar esse tumor é através do exame de toque retal, em que o médico pode avaliar as alterações da glândula, como endurecimento ou presença de nódulos.
Leia mais: Câncer de próstata: como identificar esse perigo silencioso
Esse preconceito pode fazer com que o tumor seja diagnosticado em fases já avançadas, o que diminui as chances de tratamentos bem-sucedidos e cura. Por isso, o significado do Novembro Azul é conscientizar sobre a importância do cuidado com o corpo masculino.
“O Novembro Azul é importante para a conscientização dos homens em relação ao seu autocuidado, em relação à realização de exames de rotina e da busca da prevenção de doenças”, explica Sandro Nassar, urologista do Hospital Edmundo Vasconcelos.
Como surgiu o novembro azul?
O Novembro Azul surgiu em 2011, criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. A organização foi fundada com o objetivo de promover mudanças no comportamento masculino, principalmente no que diz respeito ao autocuidado. A ideia é incentivar o hábito de realizar consultas médicas e exames preventivos.
A campanha voltada para o câncer de próstata foi criada para tentar reduzir o preconceito masculino em relação ao exame de toque, além de conscientizar sobre os fatores de risco para desenvolvimento da doença. Porém, com o passar dos anos, o movimento passou a abranger, também, a preocupação com a saúde masculina no geral.
“O Novembro Azul diz respeito não só em relação ao câncer de próstata, como em relação a outras doenças também. A data passou a gerar uma preocupação com a saúde masculina de um modo mais abrangente”, afirma Sandro.
Saiba mais: 10 mitos sobre o câncer de próstata
Hoje em dia, a campanha faz parte do calendário nacional, com adesão e apoio do Ministério da Saúde. Além disso, diversas empresas, organizações da sociedade civil e influenciadores, da área da saúde ou não, aderem ao movimento para conscientizar seus funcionários, seguidores, clientes e pacientes para sua importância.
Qual a importância de alertar acerca do câncer de próstata?
Como vimos, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de próstata. Porém, essa detecção em fase inicial pode ser desafiadora pois, além, do preconceito com o exame, esse é um tumor silencioso, ou seja, que não apresenta sintomas inicialmente.
“É importante realizar os exames preventivos porque não há qualquer tipo de sinal ou sintoma. Isso acontece apenas em uma fase mais avançada”, explica Sandro. “O diagnóstico precoce também é importante para evitar que o câncer esteja metastático, ou seja, já tenha se espalhado para outros órgãos”, completa.
Os exames que podem ser feitos para diagnosticar e rastrear o câncer de próstata são o toque retal e o exame PSA (Antígeno Prostático Específico). Esse segundo exame tem a finalidade de medir o nível de uma proteína produzida pela próstata no sangue, que, em níveis alterados, pode indicar alterações na próstata.
Esses exames são indicados para homens a partir dos 50 anos de idade. Já para aqueles que possuem histórico de câncer de próstata na família, o ideal é iniciar o rastreio com cinco anos de antecedência, ou seja, com 45 anos.
Para prevenir o câncer, vale ter esses exames em dia e, ainda, apostar em um estilo de vida saudável. “É importante fazer exercício físico e manter uma alimentação equilibrada, visitar periodicamente o urologista a partir dos 50 anos e, se for do grupo de risco, a partir dos 45”, completa Matheus Manhome, clínico geral da rede Segmedic.