Nathália Guimarães, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) e especialista em Nutrição Clínica Inte...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO óleo de semente de abóbora conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Segundo a nutricionista Nathália Guimarães, acredita-se que essas substâncias podem influenciar nos hormônios do corpo.
“O óleo de abóbora é naturalmente rico em uma série de compostos bioativos promotores de saúde, como vitamina A, vitamina E, luteína, compostos fenólicos, fitoesteróis e minerais, como zinco, ferro, selênio e magnésio”, fala a especialista.
Além disso, possui alta atividade antimicrobiana e também tem boas propriedades antidiabéticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar a reduzir a inflamação na próstata, que está implicada no desenvolvimento do câncer de próstata.
Saiba mais: Câncer de próstata: quando os exames de rastreamento são realmente indicados?
Além disso, o óleo de abóbora tem chamado atenção por seus potenciais benefícios à saúde para outras áreas, como coração, em que os fitoesteróis presentes interferem na absorção do colesterol, reduzindo seus níveis, e no alívio dos fogachos da menopausa, devido à sua quantidade de fitoestrógenos.
Como tomar o óleo de abóbora?
Apesar de cada organismo ter uma necessidade diferente, muitos profissionais da área da saúde têm se baseado na quantidade de 500mg a 1.000mg por dia. Porém, o óleo de semente de abóbora pode ser consumido de diversas maneiras.
Saiba mais: 7 alimentos que previnem o câncer de próstata
Uma opção é tomar uma colher de sopa do óleo diariamente, preferencialmente com uma refeição para facilitar a absorção dos nutrientes. Mas, também, é possível incorporar o óleo de semente de abóbora em saladas, sopas, smoothies ou adicioná-lo a pratos cozidos após o preparo, garantindo que não seja exposto a altas temperaturas que possam comprometer seus benefícios.
No entanto, é importante lembrar que o óleo de semente de abóbora não substitui outras formas de prevenção do câncer de próstata, como exames regulares e um estilo de vida saudável. Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.
Saiba mais: Câncer de próstata: a importância do diagnóstico precoce