Dr. Carlos Moraes se graduou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1991. Fez Residência Médica...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quando o calor chega, a praia é sempre uma boa ideia. Só que, para algumas pessoas, a ideia vem acompanhada de uma preocupação: se a menstruação descer, ainda dá para curtir a praia? Segundo Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP, sim, é possível ir à praia menstruada e, inclusive entrar no mar, porém, é essencial tomar alguns cuidados para garantir o conforto.
Leia também: 5 dicas para manter o cabelo cacheado ou crespo hidratado no verão
Quais os melhores produtos menstruais para usar na praia?
No mercado de produtos menstruais, existem ótimas opções para pessoas que pretendem ir à praia. Os absorventes internos e os coletores de silicone, por exemplo, são confortáveis e bem discretos.
“É preciso tomar cuidado com as questões relacionadas às práticas destes produtos. O absorvente interno tem que ser trocado a cada três horas e o coletor deve ser esvaziado a cada seis e bem higienizado a cada 12 horas”, explica Carlos Moraes. O ginecologista também indica biquínis absorventes, que podem servir como um item extra para evitar possíveis vazamentos.
Leia também: Mancha de sangue de menstruação: saiba como remover de forma simples
Como lidar com vazamento de menstruação na praia?
Para evitar o transtorno de possíveis vazamentos do sangue menstrual durante o lazer na praia, o recomendado é levar um kit de emergência, com absorventes internos suficientes para a troca, calcinha extra e absorventes maiores, em caso de alto fluxo. “Eventualmente, alguns remédios que ajudam para cólica, pois eles podem contribuir para a diminuição do sangramento”, indica Carlos.
É possível interromper a menstruação para ir à praia?
De acordo com o ginecologista Carlos Moraes, sim, é possível interromper a menstruação para ir à praia. “Muitas pessoas, que já fazem uso de anticoncepcional oral, emendam a cartela do anticoncepcional e, consequentemente, não menstruam no período que vão para a praia ou viajam para um clube com piscina, e isso, indiscutivelmente, traz um pouco mais de conforto”.
Leia também: Vergonha de usar biquíni? Veja 4 dicas para superá-la