
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

A relação entre humor e produtividade é evidente. Se estivermos estressados, sobrecarregados, ansiosos ou de mau-humor, nosso trabalho sofrerá. E existem alguns hábitos que fazemos diariamente e que, sem saber, afetam nossa ansiedade. Nós lhe diremos quais são eles para que você possa corrigi-los e aumentar a produtividade sem esforço.
Leia também: A grande joia da produtividade é um método muito simples: a regra dos “dois minutos”
Tentar agradar a todos
Essa dificuldade em estabelecer limites e, principalmente, em se priorizar é desgastante e, deste modo, acabamos dando aos outros um poder excessivo sobre nós e sabotando nossa autoestima.
Você pode ajudar os outros e ser uma boa pessoa, mas sempre se isso não te afetar. Por exemplo, podemos ajudar um colega de trabalho se tivermos tempo para isso e se isso não nos impedir de concluir o projeto que temos que entregar hoje.
Dormir pouco
A falta de sono está associada ao envelhecimento prematuro da mente, afeta nossa concentração e impacta nossa produtividade sem que percebamos. Já falamos anteriormente sobre a relação que a falta de sono tem com a produtividade e como o sono e o descanso adequado são a chave para trabalhar melhor a cada dia.
Não ter uma dieta equilibrada
Uma alimentação saudável cuida da nossa aparência física, mas também da nossa saúde mental. Ela nos mantém longe do estresse, da ansiedade, dos transtornos alimentares e dos problemas cognitivos, como a perda de memória.
Além disso, pesquisadores da Universidade de Aberdeen afirmam que uma dieta deficiente em nutrientes pode aumentar o risco de depressão e transtornos de ansiedade.
Exagerar no açúcar
O consumo excessivo de açúcar tem muitas consequências para o nosso corpo que vão além da cárie dentária. É uma das principais causas de inflamação crônica, diabetes, artrite e outras doenças de longo prazo.
Também diminui a capacidade de atenção e a memória, piorando nosso desempenho acadêmico e produtividade. O consumo excessivo de açúcar altera o circuito de "recompensa" do nosso cérebro, ativando os caminhos de recompensa tão intensamente que pode superar a cocaína, mas a queda após o consumo é muito intensa e afeta diretamente nossa ansiedade.
Levar uma vida desorganizada
Não estou falando apenas da falta de rotina, mas de levar uma vida desordenada. Quando se trata de trabalho, organizar sua agenda para o dia seguinte é uma ótima maneira de controlar a ansiedade antes mesmo que ela apareça.
O método Ivy Lee, por exemplo, é uma forma de concentração que leva apenas 10 minutos e mantém a ansiedade sob controle, desde que estejamos cientes de nossas verdadeiras capacidades e não do que a produtividade nos faz acreditar que podemos fazer.
Ter um estilo de vida sedentário
Esporte e ansiedade estão intimamente relacionados. De fato, vários estudos mostram que as endorfinas liberadas durante o exercício podem nos deixar felizes e reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade.
Procrastinar
Procrastinar pode causar ansiedade, ou a ansiedade pode fazer com que você procrastine. O que é certo é que adiar repetidamente as tarefas do trabalho faz com que o estresse aumente como uma bola de neve caindo ladeira abaixo. Se achar difícil, você pode tentar o método (10+2)*5, que funciona muito bem para superar gradualmente a procrastinação.
Leia também: Procrastinação e perfeccionismo prejudicam a vida, mas têm solução: veja 5 passos para superar