É formada emTerapia Cognitivo Comportamental, Uniad - Unifesp, 2015. É Especialista em Psicopatologia (Saúde Mental) e D...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iÉ comum conhecer pessoas e criar laços de amizade no ambiente profissional, principalmente porque, muitas vezes, passamos a maior parte do tempo com nossos colegas de equipe. Mas até que ponto devemos saber separar a amizade do trabalho?
Para a psicóloga Tatiane de Paula Souza, é possível existir amizades no local de trabalho, desde que haja um equilíbrio entre as relações pessoais e as profissionais para garantir um ambiente saudável e estável.
“Conciliar amizade e trabalho pode ser uma experiência positiva se for feita com equilíbrio e respeito. É importante definir limites claros entre o ambiente de trabalho e a amizade e saber quando é apropriado falar sobre assuntos pessoais e quando é hora de se concentrar nas tarefas profissionais”, explica a especialista.
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O que fazer quando um atrapalha o outro?
Existem diversas situações em que a amizade no ambiente de trabalho pode prejudicar o rendimento e a produtividade no escritório. Por exemplo, quando há fofocas, conversas e conflitos pessoais em excesso, dificuldade em dar feedbacks, promoção de amigos ao invés de funcionários mais qualificados etc.
O MinhaVida separou alguns pontos importantes que podem ajudar a manter a objetividade e profissionalismo no ambiente de trabalho e a evitar esses problemas:
1. Tenha objetividade e profissionalismo
Concentre-se nas tarefas e nas responsabilidades profissionais e não deixe de cumprir prazos e entregar resultados, mesmo que isso signifique colocar o trabalho à frente de atividades sociais com colegas de equipe no ambiente de trabalho.
2. Trate todos os colegas com equidade
Seja imparcial nas interações e no tratamento com todos os colegas, independente da amizade. “Para isso, é preciso comunicar-se com transparência com seus amigos no trabalho e, se surgirem conflitos ou desafios, é importante abordá-los de maneira objetiva e respeitosa, além de evitar situações que podem gerar conflitos de interesse ou favorecimento injusto”, explica a especialista.
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3. Priorize o respeito às políticas e às normas da empresa
Para uma boa convivência no ambiente profissional, é essencial seguir as políticas e os códigos de conduta da empresa. Evite qualquer comportamento antiético, como uso indevido de informações privilegiadas ou tratamento preferencial de amigos.
4. Evite assuntos sensíveis fora do escritório
“Não compartilhe informações confidenciais do trabalho com amigos, mesmo que vocês tenham uma relação próxima. Respeite a confidencialidade da empresa. Se necessário, esteja pronto para tomar decisões difíceis que possam impactar a amizade, como avaliações de desempenho ou questões éticas”, finaliza Tatiane.
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