Médica formada pela Universidade Positivo. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas – U...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O organismo da mulher passa por diversas mudanças para possibilitar o desenvolvimento do feto e preparar o corpo para o parto desde a concepção. Interrupção da menstruação, enjoos, sono excessivo, inchaço e crescimento dos seios são alguns dos sintomas mais conhecidos da gravidez.
No entanto, alguns sinais se manifestam em um número menor de gestantes, já que cada corpo é único e pode reagir de uma forma diferente. O MinhaVida reuniu seis sintomas pouco conhecidos relacionados à gravidez. Confira!
1. Congestão nasal
As alterações hormonais da gravidez podem impactar até mesmo a respiração, como explica Natália Piovani Banzato, ginecologista e obstetra. “Durante a gestação, as cavidades nasais podem receber muito mais fluxo sanguíneo, aumentar a produção de muco e interferir na respiração”. Dessa forma, as gestantes podem sofrer com nariz entupido e sangramento nasal.
Saiba mais: Mudanças no corpo na gravidez: entenda que acontece em cada fase
2. Roncos
A congestão nasal associada ao peso da barriga pode gerar roncos em gestantes. Banzato informa que os quadros de ronco podem ser ainda mais favorecidos caso a gestante durma com a barriga para cima. “Isso diminui o retorno do sangue da paciente e pode favorecer a apneia”.
3. Sensibilidade dental
O aumento do fluxo sanguíneo pode provocar sensibilidade nos dentes, inchaço das gengivas e até sangramentos bucais nas gestantes. O sintoma também pode se manifestar ao longo da gestação. “É muito importante que a paciente na gravidez intensifique a escovação, o fio dental e também o acompanhamento odontológico”, recomenda a obstetra.
4. Constipação intestinal
Na gravidez ocorre o aumento dos níveis de progesterona, hormônio produzido pelos ovários femininos. Esse excesso hormonal faz com que o organismo trabalhe de forma mais lenta, atrasando o trânsito dos alimentos no intestino e provocando constipação. Por esse motivo, as gestantes podem sofrer com gases, prisão de ventre e desconforto abdominal.
Saiba mais: 7 exames pré-natais que devem ser feitos na gravidez
5. Manchas na pele
A pele também é impactada pelas alterações hormonais da gravidez. A gestante pode desenvolver melasmas devido ao aumento da produção de melanina no organismo. Natália chama a atenção em relação aos cuidados com a pele no período e depois da gestação.
“É muito importante a questão do protetor físico na gestante. São queixas que não são específicas e características da gestação, mas estão relacionadas ao período gravídico e às vezes até para depois do parto elas podem se prolongar”, afirma.
6. Sudorese
O aumento do fluxo sanguíneo provocado pelos hormônios faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e aumentem a temperatura corporal. Com isso, a gestante sente mais calor e, consequentemente, transpira mais. Logo, esse também pode ser um sintoma de gravidez.