Philipe Diniz, médico psiquiatra do Instituto Nutrindo Ideais, é mestre em saúde coletiva pela Universidade do Est...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você já sentiu ciúme de um amigo? Quando nos deparamos com essa sensação, tudo pode ficar um pouco confuso e parecer constrangedor, mas para lidar com a situação de forma saudável, primeiramente, é preciso assumir o ciúme, questionar sua origem e entender que este é um sentimento comum, mas complexo.
Para Philipe Diniz, médico psiquiatra do Instituto Nutrindo Ideais, a existência do ciúme dentro de uma relação de amizade merece atenção. “Em uma amizade real, você sente alegria pela realização do outro. A amizade é generosa, ela permite a divisão. Posse e dependência emocional não fazem parte da amizade. Diante disso, quando o ciúme acontece, precisamos entender não o ciúme em si, mas o que está acontecendo com essa relação”.
Leia também: Ciúme pode provocar dor física nas pessoas: como lidar?
Como identificar o ciúme em uma relação de amizade
No geral, o ciúme está associado à posse, à dependência emocional e à competitividade, e os sinais indicativos de ciúme em uma amizade são, basicamente, a manifestação de comportamentos relacionados a esses fatores.
“O ciúme de amizade pode ter várias origens, mas normalmente elas estão ligadas a momentos em que a pessoa está fragilizada emocionalmente e acaba projetando no amigo a fantasia de preenchimento do vazio interior, essa fantasia de não ser amada. E é daí que surge o medo da perda dessa amizade para um rival supostamente melhor”, explica Philipe Diniz.
Dentre os principais sinais de ciúme na amizade, estão:
- Sentimento de insegurança
- Comparação constante
- Comentários negativos ou sarcásticos
- Dificuldade em celebrar as conquistas do amigo
- Afastamento ou isolamento
- Atitudes competitivas
- Expressões faciais, como franzir a testa e revirar os olhos
- Cobranças e vigilância
- Mágoas exageradas
- Irritações sem explicação
- Necessidade de sempre estar juntos
- Competitividade com outros amigos
Leia também: 8 benefícios que a amizade traz para sua vida
O que fazer se o ciúme afetar a amizade?
O ciúme pode prejudicar a amizade de diferentes maneiras. Ele pode causar brigas, discussões, afastamentos e instaurar uma falta de confiança dentro da relação, o que é essencial em uma amizade saudável. “Quando o ciúme surge nessa relação, a dinâmica da amizade tende a ficar estremecida”, diz Philipe.
Se isso acontece, os amigos precisam, imediatamente, botar em pauta o assunto. “Afinal, amigo é aquela pessoa para quem a gente expõe tudo, inclusive, a própria relação. A amizade é gostosa, justamente, por isso, porque nela é seguro falar desses sentimentos. Se essa ‘DR’ não puder acontecer, a própria amizade fica em xeque”, alerta o psiquiatra.
Saiba mais: 9 atitudes tóxicas que as pessoas acham normais na relação