Médico cirurgião plástico formado pela conceituada escola da UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plást...
iO pescoço é uma região corporal que também apresenta alterações estéticas, o que pode comprometer a beleza e a harmonia do contorno facial. Por conta do envelhecimento natural da pele, a região pode revelar os primeiros sinais de flacidez de pele e tecido gorduroso, conferindo ao visual queda da musculatura, queixo duplo, papada e perda do contorno da mandíbula e rugas cervicais.
Existem dois componentes para o excesso de flacidez na região do pescoço: o primeiro, que pode acometer até as pessoas mais jovens, seria o excesso de gordura, seja por fatores genéticos, sobrepeso ou obesidade. Já o outro é a flacidez da musculatura, devido ao avanço da idade.
Algo que costuma ser um grande incômodo, especialmente para as mulheres, é a “papada”, que é o excesso de pele na região do queixo, representado pelo acúmulo de gordura e flacidez facial. Além do processo natural do envelhecimento, o efeito sanfona - que é a instabilidade no peso corporal - e a genética são fatores determinantes para a formação da papada. Sendo assim, o recomendado é evitar outros fatores que levam ao acúmulo de gordura na região.
Leia mais: 7 melhores nutrientes para afastar rugas e flacidez
Além disso, o estresse e o tabagismo dificultam a vascularização da pele, favorecendo o problema na região do pescoço. E saiba que algumas pessoas magras podem ter papada por conta do fator genético. E, mesmo sendo uma pessoa aparentemente de silhueta esbelta, pode estar acima do peso.
O rejuvenescimento completo na região do pescoço deve promover a redefinição do contorno na área, reposicionando o tecido cutâneo. Através de um deslocamento pequeno, as estruturas de pele, músculo e tecido adiposo são recolocadas e tracionadas.
A inovação tecnológica fica por conta do Facetite, uma das ponteiras do aparelho Bodytite, que pode ser utilizado para o rejuvenescimento facial e no pescoço. Ao utilizar a tecnologia de radiofreqüência minimamente invasiva, é possível a melhora significativa da flacidez na região.
Com resultado que se assemelha ao lifting, sem deixar cicatriz aparente e inestética, o tratamento é indicado para ambos os sexos, pois o excesso de pele e gordura acumulada ocorre tanto em homens, quanto em mulheres.
A dica é manter-se dentro do peso ideal. Porém, um corpo magro e esbelto não anula os fatores hereditários e, consequentemente, o avanço do envelhecimento na região do pescoço.
Leia também: Abandone 10 hábitos que envelhecem a sua pele