Médica dermatologista graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico...
iRedatora de saúde, bem-estar e lifestyle, focada em dar dicas para uma vida mais equilibrada e saudável.
Nativo da Austrália, o óleo de Melaleuca, também conhecido como Tea Tree, é produzido a partir da destilação das folhas da árvore Melaleuca alternifolia que garante os nutrientes do óleo que proporcionam diversos benefícios para a pele, cabelo, unha e muito mais.
Usado desde a antiguidade, o óleo se mantém como um importante ingrediente usado em anti-inflamatórios, antifúngicos e antissépticos, ajudando a tratar feridas, acnes e fungos. Leia a matéria completa e saiba como utilizar os benefícios e propriedades do Óleo de Melaleuca no dia a dia.
O que é o óleo de Melaleuca?
O óleo de Melaleuca é um nutriente retirado da folha da árvore Melaleuca alternifolia. Ela pode ser encontrada principalmente na Austrália, onde é nativa, Europa, Ásia e até América do Sul. O processo da extração ocorre a partir da destilação das folhas, mantendo os nutrientes e ativos como terpinen-4-ol.
Por ter componentes de alta potência, o óleo é utilizado em cosméticos e remédios que auxiliam na cicatrização e purificação. Dessa forma, ele se tornou um dos ativos mais amados da indústria farmacêutica.
Quais são os principais benefícios para o corpo e como usá-lo?
Conhecido por suas propriedades de alta potência, o óleo de Tea Tree pode ser usado em diferentes partes do corpo, oferecendo diversos benefícios para o organismo. Dentre eles:
Tratamentos e cuidados com a pele
Por ser bactericida, antifúngico e anti-inflamatório, o óleo é um ótimo nutriente para ser usado no tratamento de peles acneicas e oleosas, ajudando a controlar a oleosidade e purificando a área aplicada.
Para os cuidados com a pele é recomendado que não se use puro, evitando assim possíveis alergias e vermelhidão na área aplicada. Por isso, o ideal é adicionar uma gota de Melaleuca em óleos como o de amêndoa, que ajudam a hidratar e tratar a cútis.
Tratar fungos nas unhas e pé de atleta
Eficaz, o óleo de Melaleuca pode ser usado diretamente no fungo, tratando micoses, pé de atleta, dentre outras infecções causadas pela proliferação dos fungos. Além disso, ele é uma excelente forma de hidratar e fortalecer as cutículas.
No caso do tratamento contra fungos em áreas específicas como a unha, o óleo pode ser aplicado diretamente no local, gerando benefícios para o paciente.
Redução de caspa
Versátil, o óleo também é recomendado para o couro cabeludo, promovendo limpeza profunda e assim ajudando os fios a crescer de maneira mais saudável, além de diminuir a produção de caspas.
O óleo pode ser encontrado diretamente na formulação de cosméticos como shampoos, condicionadores e máscaras de tratamentos, porém, também pode ser adicionado algumas gotas em produtos voltados para o cabelo, tornando-os ainda mais nutritivos.
Como repelente de insetos e no combate de piolhos
Prático também na rotina, ele serve como repelente para insetos além de agir diretamente contra a infestação de piolhos. Suas propriedades ajudam a diminuir a coceira causada pelo parasita e sua proliferação no cabelo.
Para utilizar como repelente, basta adicionar algumas gotas em outros óleos essenciais como citronela, fazendo com que se torne mais eficaz. Agora, caso utilize como tratamento contra piolhos, o esquema é o mesmo aplicado no caso das caspas.
Onde encontrar o óleo de Melaleuca?
Por ser um dos componentes mais utilizados em cosméticos voltados para peles acneicas, tratamento para caspa, dentre outros, ele pode ser facilmente encontrado em cremes, hidratantes e também em shampoos e condicionadores.
Com óleo de Melaleuca na composição e nutrientes como ácido glicólico, assebiol e saniskin, a linha de cosméticos manipulados da Omens age diretamente nas camadas da pele, tendo ação efetiva contra acne e controlando a oleosidade. Eles podem ser encontrados em formato de sabonete, gel e creme noturno.
Quer saber mais sobre os produtos da Omens e como eles podem ser manipulados especialmente para você? Clique aqui e seja direcionado para o site oficial e fique por dentro das propriedades e nutrientes da formulação.
Leia também: Passar óleo de melaleuca na inflamação ajuda no tratamento da herpes genital?