Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental,...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A dor de dente pode ser um sintoma bastante incômodo e atrapalhar os atos de comer, falar e tomar bebidas muito geladas ou muito quentes. Normalmente, o sintoma está relacionado a algum problema de saúde bucal, como cáries, fraturas dentárias, bruxismo ou infecção no dente, e deve ser investigado.
Por isso, saber como aliviar a dor de dente rápido não substitui o tratamento adequado para cada caso, mas pode ser uma saída para reduzir o incômodo enquanto se espera a consulta com um dentista. “É sempre recomendado consultar um profissional, para que ele possa dar um suporte medicamentoso ou de tratamento”, ressalta o cirurgião dentista José Todescan Júnior.
Além disso, é muito importante evitar a automedicação, já que cada caso exige um tratamento medicamentoso específico e que apenas o odontologista poderá orientar. De maneira geral, alguns cuidados simples e caseiros podem ajudar a aliviar a dor enquanto se espera a consulta com o dentista. Listamos algumas delas a seguir:
1. Faça compressas frias
A compressa fria ajuda a aliviar a dor de dente porque, com o frio, os vasos sanguíneos se contraem, reduzindo o sintoma. Você pode prepará-la envolvendo um gelo em uma toalha, aplicando-o na parte externa da região afetada - por exemplo, na bochecha - por um tempo entre 15 e 20 minutos.
2. Bocheche água com sal
Fazer um bochecho com água morna e sal também é um truque para aliviar a dor de dente. Isso ajuda a reduzir o inchaço no tecido da gengiva e, assim, reduzir a inflamação momentaneamente. Mas lembre-se de não deixar a água esquentar muito para não causar ainda mais sensibilidade e dor.
3. Mantenha os dentes sempre limpos
Uma das formas de prevenir a dor e amenizar o sintoma é mantendo a higiene bucal em dia. Use sempre fio dental e escove os dentes após cada refeição para evitar o acúmulo de sujeira e, consequentemente, infecções. Também é importante usar enxaguante bucal diariamente para eliminar bactérias danosas à gengiva, à língua e aos dentes.
4. Se houver indicação, tome analgésicos
Os analgésicos também podem ajudar a aliviar a dor de dente. Mas lembre-se: é muito importante evitar a automedicação para não trazer consequências para sua saúde. Por isso, antes de tomar qualquer remédio, busque a orientação de um profissional de sua confiança.
A partir da orientação do dentista, alguns analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a dor. A dipirona é um deles, já que é um anti-inflamatório com ação analgésica.
Ela pode ser usada na forma de gotas ou em comprimido: para adultos ou crianças com mais de 15 anos, a dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia ou 20 a 40 gotas de dipirona 500 mg/mL por dia, no máximo 4 vezes ao dia.
Ela pode ser usada na forma de gotas ou em comprimido: para adultos ou crianças com mais de 15 anos, a dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia ou 20 a 40 gotas de dipirona 500 mg/mL por dia, no máximo 4 vezes ao dia.
Pode pingar dipirona no dente? Essa é uma dúvida comum, porém, o dipirona gotas deve ser consumido via oral, na posologia indicada acima, e não deve ser pingado diretamente no dente.
Além da dipirona, outros medicamentos com ação analgésica também podem ser utilizados para aliviar a dor de dente, como o Ibuprofeno e o Paracetamol. Lembre-se sempre de conferir a bula e seguir as orientações do seu médico, evitando a automedicação.