Formada há 22 anos em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Fundou, em 2001, ao lado da irmã, a Clínica GEN...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Você conhece os principais sintomas de cárie? A deterioração do dente é provocada pela ação de ácidos produzidos por bactérias bucais, a partir da metabolização dos carboidratos presentes nos alimentos que se acumulam nos dentes. Os sintomas podem não ser tão aparentes no início, mas, conforme a cárie progride, ela pode atingir camadas mais profundas do dente — como a dentina e a polpa dentária.
Detectar o problema nos primeiros estágios é essencial para iniciar o tratamento adequado e evitar complicações, como abscesso dentário ou perda do dente. Conheça os principais sintomas de cárie em cada estágio e medidas para prevenir o problema.
Quais os sintomas de cárie?
Entre os principais sintomas de cárie, é possível destacar:
- Manchas brancas
- Dor de dente
- Sensibilidade
- Mau hálito
- Inchaço
- Presença de orifícios nos dentes afetados
Os sinais variam de acordo com o estágio da cárie. Conheça os sintomas em cada fase:
Estágio 1: é caracterizado pela desmineralização do dente devido a ação ácida das bactérias na placa dentária. Nessa fase, você pode apresentar pequenas manchas brancas nos dentes afetados.
Estágio 2: com o avanço da desmineralização, a cárie pode provocar a formação de uma cavidade superficial ou mancha marrom no esmalte do dente. Porém, a infecção ainda não é profunda nesse estágio.
Estágio 3: com o avanço da cárie, o problema pode atingir a polpa dental, que é a parte mais interna do dente, onde estão contidos os vasos sanguíneos e terminações nervosas. Dor intensa e mau hálito são sintomas frequentes.
Estágio 4: na fase mais avançada da cárie, a infecção pode se espalhar pelos tecidos e desenvolver o abscesso dentário — uma infecção bacteriana que causa um acúmulo de pus ao redor ou na ponta do dente. Entre os principais sintomas, podemos destacar inchaço na gengiva e língua, sensibilidade a alimentos (quentes ou frios) e dor intensa.
Como aliviar os sintomas de cárie?
Os sintomas de cárie costumam ser incômodos, inclusive podendo atrapalhar a alimentação. A melhor forma de aliviá-los é através da remoção do tecido dentário comprometido e a restauração da estrutura dentária, conhecida como obturação. É a abordagem mais comum nos primeiros estágios de cárie.
Mas, quando a cárie está mais avançada e afeta a polpa dentária, pode ser necessário um tratamento de canal — que remove a polpa do dente, e o espaço no interior do dente é limpo, modelado e preenchido.
“Em caso de dor intensa causada pela cárie, o paciente deve obrigatoriamente passar em urgência odontológica. Na impossibilidade momentânea, ele pode tomar um analgésico potente para amenizar a dor antes de se consultar com um profissional”, explica Gabriela R. M. Nicolellis, cirurgiã dentista e diretora da ClinicaGen.
Em último caso, quando a infecção já está muito avançada e sem tratamento imediato, Gabriela aponta que pode ser necessária a extração do dente, procedimento conhecido como exodontia.
Como prevenir a cárie?
A principal recomendação para prevenir a cárie é manter uma boa higiene bucal e alguns hábitos saudáveis, como:
- Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir
- Evitar o consumo excessivo de açúcar
- Manter consultas regulares com o dentista para limpeza
- Evitar o consumo de bebidas e alimentos muito ácidos
- Usar o fio dental após cada escovação
- Beber bastante água
- Diminuir a frequência de lanches
- Recorrer ao uso de cremes dentais com flúor
Leia também: Cáries podem ser transmitidas? Entenda quem está em risco