Dentista especialista em Odontopediatria, habilitada em Sedação Inalatória com Óxido Nitroso habilitada em Laserterapia...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A dor de dente é um sintoma que pode se manifestar em diferentes etapas da vida, até mesmo na gravidez. A condição pode ser provocada por diferentes causas, sendo as alterações hormonais um dos principais fatores.
Nessa fase, é importante que a saúde bucal também seja observada para evitar possíveis complicações à gestante. Entenda mais sobre a causa da dor de dente na gravidez e formas de aliviá-la!
O que causa a dor de dente na gravidez?
A dor de dente é um fenômeno comum na gravidez, que ocorre devido ao aumento dos níveis dos hormônios progesterona e estrogênio, que afetam as gengivas e aumentam a sensibilidade dental. Os episódios do sintoma costumam ser mais frequentes a partir do segundo mês de gestação.
“Durante a gravidez, também há um aumento do fluxo sanguíneo, o que pode causar inchaço nas gengivas e aumentar a sensibilidade dental”, informa a dentista Ilana Marques.
Entre outras causas estão:
- Gengivite
- Abcessos dentários
- Bruxismo
- Ingestão insuficiente de nutrientes
- Mudanças nos hábitos alimentares
Saiba mais: Periodontite: o que é, tratamento e se tem cura
Como tratar a dor de dente na gravidez?
O tratamento de dor de dente na gravidez pode variar de acordo com a causa do sintoma. Por isso, é importante buscar orientação médica para receber o tratamento mais adequado e seguro, tanto para a gestante quanto para o feto.
Algumas medidas caseiras seguras podem ser utilizadas como forma de tratamento complementar para a dor de dente. São elas:
Higiene adequada
Manter uma higiene bucal adequada pode ajudar a minimizar o desconforto e evitar maiores complicações. A especialista indica escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com escova de cerdas macia. Na consulta com o dentista, o uso de enxaguantes bucais sem álcool e cremes dentais para sensibilidade também podem ser prescritos.
Compressa gelada
Aplicar uma compressa fria, feita com uma bolsa de água gelada ou gelo, pode ajudar a reduzir a dor de dente e o inchaço. A paciente pode realizar a compressa de 10 a 15 minutos, duas vezes ao dia.
Saiba mais: Dor de dente: 4 causas que não estão relacionadas à saúde bucal
Enxaguante com água e sal
O enxaguante com água e sal auxilia no alívio da dor de dente associada de inchaço na gengiva. Para prepará-lo, basta adicionar duas colheres de chá de sal em um copo de água morna e realizar o bochecho por 30 segundos.