Giovanna Zanini Rodrigues é graduada pela Universidade de Brasília em odontologia e pós graduanda em prótese pelo instit...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A endodontia, popularmente conhecida como canal no dente, é um dos tratamentos odontológicos mais conhecidos. Uma das dúvidas mais comuns que pacientes que nunca passaram pelo procedimento tem é: será que o canal no dente dói?
Ao saber mais detalhes do procedimento, é comum ficar receoso, já que o processo consiste na remoção da polpa do dente, um tecido localizado na parte interna do dente, que pode estar infeccionada, danificada ou morta.
“O tratamento de canal envolve a remoção da polpa infectada ou danificada, a limpeza e desinfecção dos canais radiculares, e o preenchimento desses canais com um material de obturação para evitar a reinfecção. Após o tratamento de canal, o dente geralmente é restaurado com uma coroa para fortalecê-lo”, explica a dentista Giovanna Zanini Rodrigues.
Esse procedimento, que parece complicado, mas na verdade é feito de forma bem rápida, evita a perda total do dente afetado e possíveis complicações. Entenda quando o canal é indicado e se o procedimento dói.
Saiba mais: Tipos de cárie: conheça os mais comuns e como prevenir
Canal no dente dói?
Rodrigues explica que o canal no dente é um procedimento indolor, já que é realizado com anestesia local. Uma vez que a anestesia começa a funcionar, o paciente não sente nada. Além disso, é possível pedir para que um gel seja aplicado na área para adormecer a gengiva antes da agulha injetar o anestésico, então não é preciso ter medo.
“Após o procedimento, é normal que a região fique dolorida e para resolução deste quadro o profissional de saúde fará a prescrição de um analgésico e um anti-inflamatório”, informa.
Quando o canal no dente é indicado?
De acordo com a especialista, o tratamento de canal no dente é indicado nos seguintes quadros:
Cárie Profunda
A cárie profunda ocorre quando a lesão no esmalte do dentário, provocada pela proliferação de bactérias, não é tratada e atinge a polpa do dente, que é retirada no procedimento de canal. Nesse caso ocorre um processo infeccioso que provoca sintomas como dor de dente intensa e sensibilidade dentária.
Traumas
Traumas dentários, como fraturas e rachaduras, possibilitam a entrada de bactérias na polpa do dente, que podem provocar um processo inflamatório. O canal no dente evita a entrada dos microorganismos.
Abcesso dentário
O abscesso dentário é uma infecção bacteriana que se instala em uma cavidade entre a gengiva e os ossos da face ou do pescoço. O tratamento de canal no dente ajuda a eliminar o processo infeccioso, vedando as cavidades e canais articulares.
Saiba mais: O que causa sensibilidade nos dentes? 7 fatores que podem levar ao desconforto
“Se você está enfrentando dor intensa, sensibilidade prolongada ou outros sintomas dentários preocupantes, é crucial consultar um dentista. O profissional avaliará a situação e determinará se o tratamento de canal é necessário para preservar o dente e aliviar os sintomas”, orienta Giovanna.