Especialista formada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e em Infectologia pela Universidade Federal de São...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Segundo estimativa do Ministério da Saúde, o Brasil pode registrar números históricos de casos de dengue neste ano, como reflexo das mudanças climáticas. Isso porque o calor intenso e o aumento das chuvas resultam na incidência de focos de água parada, ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue. Saber identificar os sintomas da dengue em 2024 e redobrar as medidas de prevenção são essenciais. Entenda mais sobre os sinais da doença!
Sintomas da dengue em 2024
A dengue pode ser assintomática, quando o paciente é infectado pelo vírus, mas não manifesta sintomas. De acordo com Vanessa Truda, infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, outros quadros podem ser mais graves, com episódios de hemorragia e choque, como na dengue hemorrágica.
“Atualmente, os sintomas mais frequentes são febre, dores musculares e dor de cabeça. Em menor escala, os sintomas mais reportados nos casos confirmados são náuseas e vômitos, dor nas costas, dor no fundo dos olhos, dores nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo”, aponta Truda.
Saiba mais: Adultos vão poder tomar vacina da dengue de graça no SUS: veja se você pode
De acordo com a especialista, os primeiros sintomas surgem de 3 a 15 dias após a picada do mosquito. “De maneira geral, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta de início repentino, que normalmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no musculares e articulares, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Após o declínio da febre, a maioria dos casos evolui para a recuperação e cura da doença”, informa.
A vacinação contra a dengue deve ser iniciada no Brasil ainda em 2024. Já a abordagem no tratamento para dengue leve é feita com foco no alívio dos sintomas e consiste em:
- Ingestão de líquidos para evitar a desidratação
- Controle de sintomas como febre e dor no corpo
- Repouso
Saiba mais: Dengue não se cura com remédio: saiba mais sobre a doença!
Quando buscar ajuda médica?
A infectologista explica que a maior parte dos casos de dengue se recuperam bem e os sintomas cessam após o período de 7 dias. “Porém, algumas situações podem evoluir para as formas mais graves da doença, iniciando os sinais de alarme”, explica.
Dessa forma, os pacientes devem buscar ajuda médica ao notarem os seguintes sintomas:
- Sangramento no nariz ou gengiva
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
- Manchas vermelhas na pele