Dermatologista do Fleury Medicina e Saúde. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com resi...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando se fala em dengue, a primeira imagem que vem à mente é a clássica combinação de febre alta, dores intensas no corpo e manchas vermelhas na pele. Mas, além desses, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti pode apresentar outros sintomas que fogem de um quadro viral comum, mas que são igualmente incômodos para o paciente.
O MinhaVida entrevistou a médica Thais Matsuda que explicou mais sobre essas manifestações da dengue que muita gente desconhece e os riscos que elas podem causar.
Dengue causa tosse? Saiba mais sobre esse sintoma
É importante saber que a dengue tem um conjunto de sintomas bem conhecidos: febre alta, dor de cabeça intensa, dores atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações. Embora a tosse não seja um sintoma comum da dengue, algumas pessoas infectadas podem relatar esse incômodo.
Isso acontece porque a dengue pode afetar o corpo de maneiras diferentes e, em alguns casos, causar inflamações nas vias respiratórias. Além disso, a especialista ressalta que a co-infecção com outros vírus respiratórios, como o da gripe ou resfriado, pode ocorrer, levando a sintomas mistos.
“Além do vírus da dengue, estamos vendo a circulação intensa de outros agentes respiratórios nesta temporada, como o vírus influenza A e a bactéria micoplasma, que causa infecção respiratória. Também há notificações de alguns casos de coqueluche. Por isso, é importante considerar todas essas possibilidades quando um paciente chega para atendimento.”
Leia mais: Dengue não se cura com remédio: saiba mais sobre a doença!
Dengue pode dar coceira na pele?
A coceira geralmente aparece na fase final da dengue, quando a febre está diminuindo. Esse sintoma é resultado de um processo inflamatório desencadeado pela infecção viral, conforme esclarece Thais:
“Existe um processo inflamatório que faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, resultando no tom avermelhado da pele, conhecido como exantema. Essa inflamação também sensibiliza as terminações nervosas da pele, causando a coceira”, disse a médica.
Além disso, a dengue pode provocar erupções cutâneas – aquelas famosas manchas vermelhas – que também podem aumentar a sensação de coceira. Esse sintoma pode afetar qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, que ficam vermelhas e inchadas, aumentando o desconforto.
Outros sintomas da dengue que você não conhece
Além dos sintomas clássicos, Thais conta que pode aparecer outro sinal um pouco mais tardio: manchas vermelhas por toda a pele. “Essas manchas podem se transformar em pequenos pontinhos ou até mesmo manchas roxas, indicando uma queda nas plaquetas e pequenos sangramentos na pele”, alertou
À medida que o quadro se agrava, podem surgir sintomas ainda mais sérios como:
- Dor abdominal;
- Vômitos constantes,
- Alteração do nível de consciência;
- Hipotensão postural (aquela queda de pressão que ocorre quando a pessoa se levanta de uma posição sentada ou deitada, causando tontura e escurecimento da visão).
- Quadros hemorrágicos, como sangramentos no nariz, presença de sangue nas fezes, menstruação fora do tempo ou com volume muito maior do que o habitual.
- Nos casos mais graves, pode ocorrer a síndrome do choque da dengue, onde a pressão arterial cai drasticamente, necessitando de hospitalização em UTI para tratamento intensivo.
Leia também: Dengue hemorrágica: sintomas e tratamento