Médico nutrólogo do IAMSPE e titulado pela Associação Brasileira de Nutrologia, o Doutor Lucas Alexandre Vanderlei é for...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A influenciadora digital Franciny Ehlke chamou atenção ao compartilhar com os seguidores que está realizando um procedimento de soroterapia para que o cabelo cresça. De acordo com a influencer, a infusão pode promover o crescimento dos fios em até 6 cm em um mês. Mas, afinal, como funciona o soro para crescer cabelo e quais são os seus riscos?
O procedimento, também conhecido como soro da beleza ou “vitamin drip” nos Estados Unidos, é uma infusão de soro fisiológico com um mix de vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos. O grande apelo do soro da beleza é de que, por ser feita diretamente na veia, a absorção dos nutrientes ocorre mais rapidamente.
“Os soros são aplicados na medicina há muito tempo, não só na tricologia, mas na endocrinologia, geriatria. Pode ser usado nas deficiências nutricionais, para quelar metais pesados, diante de intoxicações, dentre outras aplicações”, informa Adriano Almeida, médico tricologista e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.
É possível encontrar a soroterapia para outros objetivos, como a perda de peso, aumento da performance em atividades físicas, fortalecimento da imunidade, prevenção do envelhecimento, entre outros. Apesar das promessas, não existem evidências científicas de que o procedimento forneça benefícios estéticos.
Saiba mais: Como fazer o cabelo crescer? Dicas e produtos que podem te ajudar!
Como é feita a soroterapia?
O primeiro passo é feito com uma avaliação médica, onde a partir das queixas do paciente são realizados exames para investigar possíveis deficiências nutricionais. “Assim serão repostas algumas vitaminas e suplementados alguns nutrientes de acordo com a necessidade de cada um”, explica o nutrólogo Lucas Alexandre Vanderlei.
Em alguns casos, o coquetel vitamínico pode ser aplicado como uma injeção, de forma intramuscular, sendo frequentemente nas nádegas. No entanto, a forma mais comum e utilizada é a intravenosa, injetada na veia. O período de suplementação varia para cada caso, podendo durar até 6 semanas.
Segundo o nutrólogo, o soro pode ajudar a acelerar o crescimento do cabelo, como buscado pela influenciadora. “Contudo, a velocidade de crescimento capilar é individual e pode variar de paciente para paciente e da existência de alguma condição clínica e hormonal que afetem o crescimento capilar”, destaca.
Saiba mais: Seu cabelo não cresce? Veja possíveis causas
Quais são os riscos?
De acordo com os especialistas, o procedimento não oferece riscos. No entanto, precisa ser ministrado de forma correta, já que o excesso de vitaminas no organismo, como a vitamina D, pode desencadear problemas de saúde.
“Os soros devem ser realizados em ambientes com suporte para socorro, em caso de reações alérgicas, com resgate à disposição da clínica. Realizado de maneira planejada, consciente e sob supervisão médica, não costumam trazer riscos para a saúde”, finaliza o tricologista.