Anaisa Raddo, do Fleury Medicina e Saúde, é médica dermatologista desde 2017, possui especializações em Tricologia e Cir...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A disidrose é uma condição inflamatória da pele caracterizada pelo surgimento repentino de bolhas que, comumente, são acompanhadas de intensa coceira. Ela afeta, principalmente, nos dedos das mãos e dos pés, mas também pode ocorrer nas partes laterais dos pés e, em casos mais graves, pode se estender para o dorso dos pés.
Anaisa Raddo, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, faz um alerta sobre alguns fatores que podem piorar o quadro de disidrose. “A doença pode se agravar ainda mais em caso de contato com substâncias irritativas, dietas ricas em níquel ou alergias de contato a substâncias diversas”. Ao fim do texto, veja fotos de disidrose nos pés que mostram diferentes níveis das lesões.
Leia também: Disidrose: como é feito o tratamento de bolhas na pele?
Quais os sintomas da disidrose?
Geralmente, a disidrose surge de forma súbita, acompanhada de bolhas contendo líquido claro ou pus, que afetam as bordas dos dedos das mãos e/ou dos pés, podendo se espalhar para as laterais e a parte superior dessas áreas. “Normalmente, é acompanhada de bastante prurido, que pode levar inclusive a escoriação das lesões e infecções secundárias”, detalha a dermatologista.
O que causa disidrose?
A disidrose pode se manifestar como uma resposta inflamatória a diversas condições, como micose de pele, sarna, dermatite de contato alérgica ou irritativa e infecções virais ou bacterianas.
Dentre outras possíveis causas da disidrose, estão:
- Dieta rica em níquel ou cobalto
- Alergias a substâncias como perfumes, produtos de limpeza ou outros
- Excesso de estresse físico ou emocional
- Alergia a medicamentos
- Infecções por fungo, como a micose
Leia também: Bolhas nos pés: veja como evitar e tratar esse problema
Como aliviar a disidrose?
Segundo Anaisa Raddo, manter a hidratação frequente da área afetada pode ser suficiente para o controle da coceira. O uso de pomadas anti-inflamatórias, prescritas mediante avaliação dermatológica, também ajudam, eficientemente, no alívio dos sintomas.
Como é feito o tratamento de disidrose?
O tratamento da disidrose deve ser feito a partir do diagnóstico médico. Normalmente, são indicados medicamentos específicos — que variam de acordo com a gravidade do quadro. Compressas de água fria, geralmente, servem como complemento na recuperação.
“Além do tratamento específico das lesões de pele, com hidratantes e pomadas anti-inflamatórias, o tratamento para a disidrose envolve a investigação de uma possível causa subjacente e seu tratamento adequado. Por exemplo, tratamento de micoses superficiais de pele, quando presentes”, finaliza Raddo.
Leia também: Disidrose: o estado emocional influencia no aparecimento das bolhas?
Fotos de disidrose
Atenção! As fotos a seguir são fortes:
Saiba mais: Como evitar 8 problemas de pele que mais aparecem no verão