Pós-graduada em Tricologia e Terapia Capilar. Graduada em Biomedicina. Pós-graduação em Tricologia pela f...
iFormou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iComo fazer o cabelo crescer rápido é uma das principais dúvidas relacionadas ao universo capilar. Com a meta de ter cabelos compridos, muitas pessoas procuram dicas de tratamento e métodos que acelerem o crescimento dos fios.
No entanto, a média de crescimento capilar do ser humano é de 1 cm a 1,5 cm por mês. Assim, não existe uma receita milagrosa, mas sim um conjunto de cuidados que proporcionam um crescimento saudável.
É o que explica a biomédica e tricologista Carol Coutinho, que deu seis dicas de como cuidar dos fios para estimular um bom crescimento.
Entenda como funciona o crescimento capilar
Segundo a tricologista, a genética é determinante para a velocidade de crescimento do cabelo. “Tem gente que cresce 1 cm por mês, tem gente que cresce 1,5 cm. Não existem balinhas milagrosas ou fórmulas mágicas que vão fazer o seu cabelo crescer muito mais que essa média”, afirma.
Porém, nos casos em que o crescimento está abaixo da média normal, é possível investir em tratamentos e cuidados para reverter o problema. Em alguns casos, o cabelo que não cresce pode estar relacionado a diversos fatores, como deficiência de vitaminas ou excesso de danos nos fios, por exemplo.
Saiba mais: Cabelos ressecados: o que causa e como fazer a hidratação
Como fazer o cabelo crescer rápido: dicas de cuidados
Para fazer o cabelo crescer, é indicado olhar tanto para a parte interna (saúde) quanto a externa (fios e couro cabeludo). Essas são as dicas da tricologista Carol Coutinho para quem quer estimular o crescimento capilar:
1. Cuide da sua saúde física e mental
O estilo de vida saudável está fortemente relacionado ao crescimento do cabelo. Deficiência de vitaminas, sedentarismo e até mesmo o sono desregulado são fatores que podem desacelerar o crescimento dos fios.
“O cabelo é o conjunto de toda a nossa saúde. Se não está se alimentando bem, o folículo capilar fica sem oxigenação e sem nutrição, e perde a capacidade de produzir um fio melhor. Então, para o cabelo crescer é importante dormir bem, beber bastante água, ter uma alimentação equilibrada e fazer atividade física”, recomenda.
Além disso, é indicado evitar altos níveis de estresse. “As emoções interferem muito no nosso folículo capilar. O estresse emocional é oxidativo, então pode causar queda (o que se chama eflúvio telógeno por estresse)”, destaca.
2. Reduza o uso de químicas e ferramentas de calor
As químicas de transformação (alisantes, relaxantes e descolorantes) e as ferramentas de calor (chapinha, secador, babyliss) devem ser evitadas por quem quer fazer o cabelo crescer rápido.
Esses produtos e aparelhos costumam ser agressivos para os fios. Seu uso excessivo pode causar quebra e queda de cabelo, o que faz com que o cabelo demore a crescer.
“O excesso de química e ferramentas de calor pode fazer o fio afinar e quebrar nas pontas, dando a sensação de que ele não cresce. Mas, na verdade, ele está partindo nas pontas. Então, tem que tomar muito cuidado”, alerta Carol.
3. Use produtos específicos para cabelos com química
Caso faça o uso de química no cabelo, é importante seguir uma rotina de tratamento específica. A tricologista recomenda o uso de produtos que façam a prevenção da quebra e da queda capilar.
“O ideal é evitar químicas alisantes e descolorantes. Mas, se usar, tem que ter o cuidado de fazer reposição de queratina e aminoácidos com máscaras e óleos vegetais, para evitar as quebras de fios”, explica.
4. Mantenha bons hábitos de higiene capilar
Outra dica de como fazer o cabelo crescer rápido é manter a higiene capilar em dia. Como o cabelo cresce do couro cabeludo, a região deve estar saudável para que os fios tenham um ambiente propício para se desenvolver.
“É importante ter hábitos de saúde capilar no dia a dia, como lavar bem com um xampu adequado para seu couro cabeludo, para evitar fungos, bactérias e oleosidade, além de tratar bem dessa pele do couro cabeludo para desenvolver um fio saudável”, afirma.
Saiba mais: Como saber se o seu couro cabeludo está realmente limpo?
5. Cuide da sua saúde hormonal
A tricologista Carol Coutinho alerta para a importância da saúde hormonal no crescimento do cabelo. “A parte hormonal equilibrada é muito importante para o seu crescimento capilar saudável. Então, sempre investigue com seu médico a sua parte hormonal”, comenta.
Um hormônio que impacta diretamente na saúde capilar é o DHT (sigla para dihidrotestosterona). Quando está desequilibrado, ele pode aumentar a produção de oleosidade, o que obstrui os folículos capilares e causa a queda de cabelo.
6. Faça tratamentos dermatológicos e estéticos
Algumas pessoas podem ter problemas genéticos que dificultam o crescimento do cabelo. Nesses casos, os tratamentos dermatológicos e estéticos são indicados.
“Se você tiver alguma deficiência de energia no bulbo capilar, estimular com tratamentos estéticos e loções tópicas pode ajudar a produzir mais energia para o seu cabelo. Isso aumenta a capacidade dos fios de se desenvolverem melhor, mas sempre dentro do padrão de 1,5 cm por mês”, recomenda Carol.