Médica dermatologista. Graduada em Medicina pela PUC - Campinas e pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. Memb...
iFormou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iA foliculite nas nádegas é um problema que atinge homens e mulheres. Sua principal causa é a infecção do folículo piloso, que é provocada por bactérias e fungos.
Os sintomas mais comuns da foliculite são as bolinhas vermelhas similares à acne, coceira, bolhas cheias de pus e vermelhidão na região afetada. Por isso, pode causar bastante incômodo e inseguranças. Quando atinge camadas mais profundas da pele, a foliculite pode evoluir para um furúnculo.
Conversamos com a médica dermatologista Geisa Costa, que explicou como tratar a foliculite nas nádegas e como tirar as manchas causadas por essa infecção dermatológica.
Saiba mais: O que é foliculite profunda? Quais as áreas mais afetadas?
Foliculite nas nádegas: como tratar?
Uma vez que a foliculite nas nádegas está associada com uma infecção provocada por fungos e bactérias, o tratamento envolve medicação prescrita por um dermatologista. “O dermatologista pode indicar medicamentos orais e/ou tópicos, antibacterianos, antifúngicos e antibióticos”, afirma a dermatologista.
Além disso, é indicado incluir novos hábitos de cuidados com a pele na rotina e evitar o uso de roupas que possam contribuir para o desenvolvimento da foliculite. O atrito entre os tecidos e a pele pode encravar os pelos e contribuir para a infecção.
Geisa recomenda:
- Evitar roupas apertadas com frequência
- Usar roupas íntimas de algodão
- Secar muito bem a pele após o banho
- Procurar novos métodos de depilação, evitando aqueles que desencadeiam a foliculite (exemplo: uso excessivo de lâminas de barbear)
- Manter o acompanhamento com o dermatologista
- Manter a hidratação da pele
A dermatologista explica que a hidratação da pele é especialmente importante durante as épocas mais frias do ano, pois banhos quentes deixam a pele ressecada, o que não é o ideal durante o tratamento da foliculite.
Saiba mais: Foliculite na virilha: como tratar, pomadas indicadas e mais
Como tirar as manchas de foliculite nas nádegas?
Assim como outros tipos de manchas na pele, as manchas causadas por foliculite nas nádegas exigem uma combinação de cuidados para serem eliminadas. “Sempre digo que pele é estímulo constante. Por isso, tratar manchas exige foco, disciplina, paciência, bom senso e ciência”, destaca Geisa.
Entre os cuidados que podem ser feitos em casa, a dermatologista recomenda usar produtos para hidratação para reforçar a camada natural da pele, o que contribui para a uniformização do tom da pele. Além disso, usar protetor solar sempre que a região das nádegas for exposta ao sol.
Geisa também aponta a existência de tratamentos estéticos, feitos em clínicas dermatológicas, para as manchas de foliculite nas nádegas. “A indicação pode ir do laser com o drug delivery, como o PRP (Plasma Rico em Plaquetas), em que o sangue da própria pessoa é centrifugado em uma máquina e aplicado por cima da mancha”, explica.