Infectologista da Clínica Sartor, é médico formado pela Universidade de São Paulo em 2015.Formado pela Faculdade de Medi...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O uso de antibióticos para infecção intestinal é uma das formas de tratamento da doença, que ocorre devido ao consumo de água ou de alimentos contaminados por bactérias, fungos ou vírus. Os sintomas podem se manifestar ao longo de 3 a 14 dias, em quadros graves.
De acordo com Igor Marinho, infectologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os medicamentos de ação antibiótica são indicados para quadros de contaminação provocados por bactérias, como E. coli e Salmonella spp, ajudando na eliminação dos parasitas. “[Os antibióticos] devem ser indicados apenas para quadros que tenham sintomas correspondentes e presentes de forma aguda, como diarreia grave ou com sangue, febre alta, desidratação e dor abdominal intensa”.
Entenda qual o melhor antibiótico para infecção intestinal e como prevenir a contaminação.
Qual o melhor antibiótico para infecção intestinal?
O melhor antibiótico para infecção intestinal é aquele prescrito pelo médico após a avaliação clínica. O tratamento e a medicação escolhida dependerá de aspectos específicos de cada paciente, como a bactéria causadora da infecção. Segundo o infectologista, os antibióticos para infecção intestinal que são prescritos habitualmente são:
1. Ciprofloxacino
O ciprofloxacino é um medicamento de amplo espectro, que pode ser indicado como antibiótico para infecção intestinal devido a sua ação bloqueadora de enzimas de bactérias, evitando a proliferação e matando as bactérias que causaram a doença.
2. Levofloxacino
O levofloxacino é um medicamento muito indicado para o tratamento de doenças bacterianas, como pneumonias e infecções. É prescrito em quadros onde a bactéria possui sensibilidade ao princípio ativo.
Saiba mais: Remédios para diarreia: veja quais são os mais indicados
3. Metronidazol
O metronidazol é um antibiótico de ação antiprotozoária, indicado para combater bactérias anaeróbias como Clostridium sp e Bacteroides fragilis.
4. Sulfametoxazol + trimetoprima
O Sulfametoxazol + trimetoprima é um antibiótico quimioterápico que age no combate de bactérias sensíveis aos princípios ativos. Normalmente, é utilizado no tratamento de infecções como febre tifóide e cólera.
“É muito importante tomar o antibiótico somente se prescrito pelo seu médico. Não pare de tomar o medicamento, mesmo que você se sinta melhor, pois isso pode permitir que a bactéria volte a crescer. E também não tome sem a orientação e acompanhamento médico”, ressalta Marinho.
Como prevenir a infecção intestinal?
O infectologista recomenda a adoção de alguns hábitos para prevenir a infecção intestinal, como:
- Lavar as mãos com frequência com água e sabão
- Evitar comer alimentos crus ou mal cozidos
- Beber apenas água potável, filtrada e de origem segura
- Evitar contato com pessoas doentes, quando possível
Saiba mais: Candidíase intestinal: o que é, sintomas e tratamento
Referências
ANVISA. CIPROFLOXACINO - comprimido revestido. 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/801806?nomeProduto=CIPROFLOXACINO>. Acesso em 19 fev 2024
ANVISA. Levofloxacino. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/409996?nomeProduto=LEVOFLOXACINO>. Acesso em 19 fev 2024
ANVISA. METRONIDAZOL - COMPRIMIDO SIMPLES. 2012. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/816775?nomeProduto=metronidazol>. Acesso em 19 fev 2024
ANVISA. BACTRIM - comprimido. 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1340992?nomeProduto=BACTRIM>. Acesso em 19 fev 2024